A cultura japonesa é cheia de riqueza e mistério, dentre as tantas informações que nos intrigam temos as gueixas… Mas afinal, que papel elas desempenham? O que significa ser gueixa?

Pois bem, as gueixas são mulheres nascidas no Japão que dedicam suas vidas a estudar a milenar tradição da arte, dança e canto. Seus trajes e maquiagem tradicionais as fazem se destacar por quaisquer lugares onde passem. Não, gueixas não são o equivalente oriental a prostituta, elas não tem qualquer ligação com este tipo de atividade. No Japão, ser uma gueixa é algo cultural e simbólico que garante as jovens status, dedicação e tradição. Conforme os séculos se passaram, as técnicas e artes foram aperfeiçoadas, assim como sua estrutura se tornou mais rígida para que se tornar uma gueixa seja algo para sempre.

o que sao gueixas tricurioso 1

A palavra gueixa é composta por dois kanji, gei que significa arte e sha que significa praticante. Ou seja, se traduzido de forma literal, gueixa seria artista, pessoa que faz arte. As gueixas também são chamadas de geiko, principalmente na região oeste do país que inclui Kyoto. As aprendizes de gueixa também possuem outro nome, são chamadas de maiko que significa pequena dançarina. Também são chamadas de hangyuku que significa ‘meia-joia’, ou seja, alguém que recebe apenas metade do salário de uma gueixa completa. Ainda há um termo genérico que é o-shaku que significa aquela que derrama (álcool). A cultura popular afirma que gueixas vivem em um mundo paralelo chamado karyūkai, ou seja, ‘a flor e mundo de salgueiro’. Em uma analogia comum, as gueixas eram chamadas de chorões em função de sua sutileza, força e graça, assim como a árvore.

Incrível, não é mesmo? Comente!