Ícaro era um personagem da Mitologia Grega. Filho de Dédalo, que era arquiteto e inventor, responsável pela criação do labirinto que abrigou o Minotauro. Sua mãe era uma escrava da deusa Perséfone.

História de Ícaro

Ícaro e seu pai Dédalo viviam na Ilha de Creta, junto do Rei Minos. Um dia Pasífae, que era esposa de Minos, se apaixonou por um touro divino. Dessa paixão nasceu o Minotauro. Após seu nascimento, o Rei Minos pediu a Dédalo que criasse um labirinto para aprisionar o monstro. Dédalo e seu filho então construíram o labirinto.

O Minotauro lá ficou aprisionado por anos até que Teseu, um herói grego, resolveu matá-lo. Ariadne, a filha do rei Minos, se apaixonou por Teseu, e pediu ajuda a Dédalo para que o herói conseguisse sair do labirinto. Dédalo lhe disse para segurar um novelo de lã na entrada do labirinto, enquanto Teseu seguiria pelo labirinto desenrolando a lã. Ao matar o Minotauro e voltar em segurança, Ariadne foge com Teseu.

Leia também: 10 curiosidades sobre o Sol

Quando o rei Minos descobre que ela teve ajuda de Dédalo, joga ele e Ícaro no labirinto e os aprisiona lá. O rei Minos controlava terra e mar, portanto era impossível escapar do labirinto. Mas pai e filho lembraram que o rei não controlava o ar, por isso poderiam escapar voando.

Icaro e Dédalo tri curioso

Passaram a construir asas artificiais a partir de penas de pássaros e cera de mel de abelha. As asas ficaram perfeitas e funcionaram, pois Dédalo era um exímio inventor, todas suas obras davam certo. Antes de partir, Dédalo alertou ao filho que não voasse alto demais, perto do sol, pois derreteria a cera das asas. E que também não voasse demasiado perto do mar, pois as asas poderiam ficar molhadas e pesadas.

Porém, ao se ver livre, Ícaro esqueceu-se dos conselhos do pai. Sentiu-se tão poderoso quanto um deus e passou a voar cada vez mais alto. Aos poucos o calor do sol foi derretendo a cera de suas asas e descolando as penas. Ícaro despencou do céu e caiu no Mar Egeu, onde se afogou. Hoje essa área leva seu nome Mar Icariano.

Você conhecia essa história? Conta pra nós!