Cobra Norato, também conhecido por Honorato, é uma das mais conhecidas lendas do folclore. Muito popular no norte do país, principalmente na região do Amazonas, tem origem indígena.

A Lenda da Cobra Norato

A lenda conta que uma índia da região amazônica ficou grávida. Umas versões contam que ela engravidou do boto, outras de que ela teria engravidado de uma sucuri. Nasceram então um casal de gêmeos, que na realidade eram cobras. A menina ganhou o nome de Maria Caninana e o menino foi batizado de Norato.

Quando a índia percebeu que os filhos eram cobras, foi se aconselhar com o Pajé da tribo. A índia lhe perguntou se devia matá-los ou jogá-los no rio. O Pajé lhe disse que se os matasse, ela também morreria. A índia decidiu soltar os dois no leito do rio.

No rio, os irmão se criaram. Cresceram com uma personalidade muito diferente um do outro: Norato era bom e gentil, enquanto sua irmã era pura maldade.

folclore tri curioso

Leia também: Você conhece a lenda da Mula Sem Cabeça?

Maria afundava os barcos, mexia com os animais, assustava os viajantes, atacava os pecadores. Norato, de personalidade boa, gostava de ajudar as pessoas e evitar que os barcos afundassem. A lenda conta que quando caía a noite, ele se transformava em um bonito rapaz, deixava as águas e ia viver uma vida normal na terra. Diz que deixava na beira do rio a casca da cobra em que vivia. A história conta que os seres das águas adoram dançar, portanto Norato saía das águas para ir a bailes e festas.

Um dia cansado das perversidades da irmã, Norato acabou por matá-la, para por fim ao reinado de maldades que ela levava.

Lendas Cobra Norato tri curioso

Como quebrar o encanto

A lenda conta que ao se transformar em homem, Norato diversas vezes pediu para a mãe quebrar seu encanto, para que pudesse ser homem para sempre. Antes do galo cantar, ela deveria ir a beira do rio onde ficava o corpo da cobra deitado. Devia colocar leite em sua boca e espetá-lo até que o fizesse sangrar. Assim ele não voltaria a ser cobra. Porém ao ver tão grande e monstruosa cobra, a mãe perdia a coragem.

A lenda conta que até hoje Norato pede às pessoas que façam isso, para quebrar seu encanto.

Você conhecia essa lenda? Conta pra nós!