Banana, laranja, batata e cenoura são exemplos de frutas e legumes que praticamente todo mundo conhece. No entanto existem outras frutas e vegetais que são tão bizarros e tão exóticos que apenas algumas poucas pessoas já se depararam com eles alguma vez na vida. Na maioria das vezes, a região de cultivo muito específica é a causa de toda essa exclusividade, fazendo com que algo muito comum em um país seja praticamente desconhecido no resto do mundo. Aqui estão 7 frutas e vegetais que você provavelmente não sabia que existiam.

7. Hala (Pandanus tectorius)

frutas e vegetais que voce provavelmente nao sabia que existem 7

A fruta Hala pode ser facilmente reconhecida por conta da sua forma exótica e colorida, sendo amplamente cultivada perto das bordas do oceano. Ela é originária da Austrália, das ilhas do Pacífico e das Filipinas e supostamente tem um gosto que lembra o sabor do abacaxi. Alguns nativos das suas regiões de cultivo acreditam que essa fruta pode aliviar o estresse e reduzir a pressão arterial, além de ajudar as mulheres a suportar cólicas menstruais. No entanto, essas alegações não foram comprovadas cientificamente.

6. Durian (Durio)

frutas e vegetais que voce provavelmente nao sabia que existem 6

Cultivada principalmente no sudeste da Ásia, essa fruta é considerada um energético natural. Ela também tem um odor incrivelmente forte, semelhante ao cheiro de gás natural. Por causa disso, essa fruta (que pode pesar até 3 kg) passou a ser banida de muitos espaços públicos.

5. Akee (Blighia sapida)

frutas e vegetais que voce provavelmente nao sabia que existem 5

O akee é o fruto nacional da Jamaica e, apesar de comestível, pode ser venenoso caso seja ingerido prematuramente. De fato, só é seguro comê-lo após o seu interior se abrir naturalmente. Existem relatos de pessoas que chegaram a ficar em coma ao ingeri-lo antes do tempo certo. Por isso, é preciso todo um cuidado e conhecimento especial sobre a fruta antes de sair devorando-a por aí.

4. Alho monobulbo (Allium sativum)

frutas e vegetais que voce provavelmente nao sabia que existem 4

Ao contrário do alho comum que é usado em todo o mundo, o alho monobulbo não apresenta dentes separados, mas sim uma peça sólida com um diâmetro que pode chegar até 5 cm. Esse tipo de vegetal passou a ser cultivado há cerca de 7.000 anos atrás no Himalaia.

3. Morango abacaxi (Fragaria ananassa)

frutas e vegetais que voce provavelmente nao sabia que existem 3

O morango abacaxi (também conhecido como ‘pineberry’) é um cruzamento entre duas variedades de morangos, apresentando uma cor pálida e gosto de abacaxi. Foi introduzido comercialmente pela primeira vez no ano de 2010, no Reino Unido. Mas apesar de sua recente introdução ao mercado, ela realmente se originou no século XVIII.

2. Costela-de-adão (Monstera deliciosa)

frutas e vegetais que voce provavelmente nao sabia que existem 2

O fruto da costela-de-adão é comestível, mas pode causar irritação grave na garganta e na pele caso não esteja completamente maduro. Por isso, só é seguro comê-lo quando as escamas verdes que cobrem o seu corpo caem. As pessoas que já comeram dizem que essa fruta tem um gosto que lembra uma mistura de abacaxi, banana e coco.

1. Maçã-gelo (Borassus flabellifer)

frutas e vegetais que voce provavelmente nao sabia que existem 1

Uma das frutas nativas do subcontinente indiano e sudeste da Ásia, a maçã-gelo (ice apple) pode crescer até 18 cm de diâmetro. Ela pode ser comida após a remoção da parte externa da fruta, que quando tirada, acaba revelando as sementes gelatinosas translúcidas que muitas pessoas dizer ter um gosto semelhante ao coco. A árvore da maçã-gelo é a árvore oficial do estado indiano de Tamil Nadu.

E você, já tinha ouvido falar em alguma dessas frutas? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!