Se você já viu lesmas e caracóis andando por aí, muito provavelmente já deve ter notado que essas criaturas deixam um rastro brilhante para trás enquanto se movem lentamente. Mas afinal por que esses animais produzem todo esse rastro brilhante e viscoso?

O rastro dos caracóis é uma espécie de muco que é produzido através de uma glândula especial. Os cientistas inicialmente pensavam que o único propósito dessa “gosma” era permitir que lesmas e caracóis se movessem com muito mais facilidade. No entanto, com o passar do tempo, os pesquisadores descobriram que esse muco também pode servir como uma substância especial com propriedades e finalidades variadas. Embora essa gosma realmente os ajude a se mover de forma mais eficiente, os caracóis não precisam disso para se mover. Eles têm músculos na sua parte inferior capazes de gerar impulsos que os movimentam para a frente.

por que os caracois deixam um rastro brilhante por onde passam 1

Essa gosma é particularmente útil quando os caracóis escalam superfícies verticais ou até mesmo quando resolvem andar de cabeça para baixo. Nesses casos, as propriedades pegajosas do muco ajudam essas criaturas a se agarrarem às superfícies, parecendo que estão desafiando as leis da gravidade. Vale destacar que os caracóis  produzem essa gosma constantemente, até mesmo quando não estão se movendo. Quando se movem, elas acabam deixando uma trilha que pode surgir como um rastro prateado em várias superfícies.

Quando elas não estão se movendo, esse líquido serve a outro propósito importante. Além de ajudá-las a se mover, o muco ajuda a proteger a pele das lesmas contra riscos ambientais, como objetos pontiagudos, bactérias e os raios ultravioleta do Sol. No tempo seco, os caracóis podem enrolar-se nas suas conchas e se prender no seu interior ao usar a sua própria gosma. Isso os ajuda a permanecer úmidos e confortáveis ​​mesmo quando a temperatura sobe em estações climáticas mais secas.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!