Como seres humanos, todos nós tossimos de tempos em tempos. Às vezes, a tosse pode ser o resultado de uma comida ou bebida entrando pelo lugar errado. Em outras ocasiões, ela pode ser o principal sintoma de uma doença. Mas afinal, o que necessariamente faz com que a tosse seja uma parte integrante das nossas vidas?

Primeiramente, é importante deixar claro que a tosse é realmente uma coisa boa, apesar de ser incômoda. Na prática, o simples ato de tossir mostra que o seu corpo está trabalhando como deveria para protegê-lo. Em outras palavras, tossir é uma espécie de resposta natural do corpo com o objetivo de limpar as nossas vias respiratórias de coisas indesejáveis ou perigosas.

Alguns cientistas estimam que a tosse expele o ar dos pulmões a uma incrível velocidade de aproximadamente 100 km/h! No entanto, isso requer que vários eventos ocorram em uma sequência específica. Primeiro, suas cordas vocais devem abrir amplamente para permitir que o ar extra passe para os pulmões. Uma vez que seus pulmões ficam cheios de ar, a sua epiglote fecha a laringe enquanto os músculos das costelas e do estômago se contraem simultaneamente para aumentar a quantidade de pressão por trás de sua epiglote. O aumento dessa pressão abre a epiglote, de modo que o ar é expelido com uma grande força.

por que tossimos 1

Se essas coisas saírem como o planejado, qualquer partícula irritante responsável pela tosse será deslocada pelo ar que passa pelas vias respiratórias. No entanto, algumas coisas não podem ser removidas tão facilmente, por isso muitas vezes temos que tossir várias vezes para fazer com que a nossa respiração volte ao normal. Os “gatilhos” mais comuns são os vírus do resfriado e da gripe. Alergias ou coisas irritantes como pólen e mofo também podem desencadear a tosse. Até mesmo para aqueles que não são alérgicos, o simples ato de respirar certas coisas como ar frio, fumaça de cigarro e perfumes pode provocar tosse.

Ainda que a tosse ajude a limpar as passagens respiratórias para que você possa respirar mais facilmente, ela ainda pode ser irritante e às vezes dolorosa. A melhor maneira de parar uma crise desse tipo é evitar o contato com as coisas que a provocam. Além disso, existe uma variedade de remédios líquidos e pastilhas que podem ajudar. Se a tosse persistir mesmo com o uso de remédios, não deixe de procurar um médico!

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!