Quando você era criança, muito provavelmente você já chegou a desenhar e inventar histórias sobre uma variedade de animais fantasiosos, como por exemplo um lagarto com a cabeça de um cachorro ou um elefante com asas de águia. Pois bem, ao longo dos anos algumas pessoas resolveram tornar essas fantasias em realidade, dando origem aos chamados “animais híbridos”. Os criadores podem produzir estes novos animais para realizar trabalhos especiais (mulas de carga), puramente por acidente (abelhas africanizadas) ou apenas por “diversão” (gato savannah). Ao longo desse post você vai conhecer um pouco sobre o ligre, uma das espécies híbridas mais interessantes do mundo.

O ligre é um animal híbrido resultante do cruzamento entre um leão macho e uma tigre fêmea. As origens do ligre podem ser rastreadas até a Índia, onde acredita-se que os primeiros filhotes tenham nascido entre o final dos anos 1700 e início dos anos 1800. Como você pode imaginar, em muitos aspectos os ligres parecem e agem exatamente como uma mistura entre um tigre e um leão. Por exemplo, eles têm a típica “cor de areia” dos leões combinada com listras pálidas e o ventre branco de um tigre. Esses animais geralmente gostam de nadar, como os tigres, e são bastante sociais, assim como os leões. Eles também têm a capacidade de rugir como um leão e os ligres masculinos geralmente possuem uma juba, apesar de ser bem menor que a dos leões.

o que e um ligre 1

Surpreendentemente, os ligres geralmente são muito maiores do que as espécies que lhe originaram, tornando-os os maiores felinos conhecidos no mundo. Os ligres podem pesar mais de 400 kg, aproximadamente o dobro do que os leões e tigres, e podem chegar até 3,3 metros de comprimento e 1,25 metro de altura. Até as suas cabeças são 2,5 vezes maiores que as de seus pais. Biologicamente, isso é chamado de vigor híbrido, que é quando a prole cruzada supera os pais em uma característica particular.

Hércules, o maior felino do mundo, é um ligre de mais de 418 kg. Ele tem 3,33 metros de comprimento e pode consumir mais de 40 quilos de carne por dia! No entanto, ele é alimentado com uma refeição diária de 15 quilos de carne e um galão de água para mantê-lo em uma dieta balanceada. Hércules, que vive em um centro de preservação de animais selvagens na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, geralmente apresenta um caráter maduro e descontraído que costuma ser usado para descrever todos os outros ligres.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!