Com uma textura cremosa e um sabor de dar água na boca, o iogurte é um dos alimentos favoritos tanto de crianças como de adultos em várias partes do mundo. Seja ele totalmente natural ou com um sabor frutado, como morango, banana ou framboesa, o iogurte oferece uma alternativa saudável a várias guloseimas que nos rodeiam. Mas você já parou para pensar em como ele é produzido? É isso o que vamos explorar ao longo desse post!

O iogurte é geralmente feito com leite de vaca, embora em algumas partes do mundo o leite de outros animais também pode ser usado na sua produção, incluindo ovelhas, cabras e camelos. Ele é produzido ao adicionar certas bactérias ao leite em um ambiente cuidadosamente controlado, permitindo que ele fermente adequadamente. O processo de fermentação confere ao iogurte a sua consistência e o seu sabor característico.

As bactérias usadas para fabricar o iogurte são geralmente as Streptococcus thermophilus e as Lactobacillus bulgaricus. Quando adicionadas ao leite fresco, que posteriormente é aquecido, estas bactérias convertem o açúcar no leite (lactose) em ácido láctico. Então, o ácido lático engrossa o leite e confere uma textura oleosa ao iogurte. Quanto mais tempo as bactérias permitirem a fermentação, mais espesso será o resultado final.

como o iogurte e feito 1

Em alguns casos, outras bactérias, como a Lactobacillus acidophilus, são adicionadas para melhorar o sabor do produto e proporcionar benefícios adicionais à saúde. Quando a consistência e os sabores desejados são alcançados, o iogurte é finalmente resfriado. Neste ponto, edulcorantes e aromatizantes podem ser adicionados para conferir características específicas ao alimento. Até mesmo gelatina também pode ser adicionada em alguns casos para criar uma textura mais cremosa.

Vale destacar que o iogurte tem a reputação de ser considerado um lanche saudável por ser rico em proteínas e minerais. Ele é também um bom alimento para pessoas que são intolerantes à lactose, uma vez que contém uma enzima especial que decompõe a lactose nos intestinos. Como o iogurte pode ser produzido em infinitas variedades, como versões com baixo teor de gordura, você pode escolher um tipo específico que atenda às suas metas de consumo diário.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!