Que a  Ferrari é uma empresa italiana, fabricante de automóveis, a maior parte das pessoas já sabe. Mas você sabe como ela surgiu e a sua história? Vamos descobrir.

A história da Ferrari

A empresa foi fundada em 1929 por Enzo Ferrari e no começo se chamava Scuderia Ferrari. Inicialmente ela patrocinava pilotos e carros de corridas já fabricados. Somente em 1946 a empresa começou sua produção independente. Aí nasceu a Ferrari 125S, com motor V12 de 1500 cc. Em 1951 ela conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1. Já no ano de 1956 o piloto Juan Manuel Fangio ganha o campeonato mundial pilotando uma Ferrari.

scuderia ferrari tricurioso

Leia também: Polícia britânica apreende Ferrari 458 Spider e a destrói por completo

A década de 6o foi difícil para a fabricante, vários membros acabaram por deixar a direção da empresa. Também a americana Ford tentou comprar a Ferrari, de olho nas competições automotivas. A compra não foi realizada e assim surgiu o famoso Ford GT40, que acabou com a hegemonia da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo.

Enfrentando problemas financeiros, a fabricante decide vender 50% das ações para a Fiat, que hoje detém 90% das ações da empresa. Em 1987 para comemorar seu aniversário de 40 anos, a fabricante lança a Ferrari F40, o carro de estrada mais rápido do mundo, naquela época. Em 1988, aos 90 anos, Enzo Ferrari falece. Foi nesse ano que a Fiat passou a ter 90% do controle da empresa.

A Ferrari alcançou grandes feitos na competição automotiva, conquistou o vice-campeonato de Fórmula 1 com Michael Schumacher. A Ferrari fez sucesso na competição. Desde sua fundação, já lançou mais de 70 modelos de carros.

ferrari tri curioso

A história do símbolo

O símbolo é um cavalo negro levantado sobre as patas traseiras. Originalmente, o cavalo era símbolo do Conde Francesco Baracca, que era piloto da Força Aérea italiana. O cavalo estava pilotando na lateral de seus aviões. Em 1920 Enzo ganhou uma corrida no circuito de Silvio, em Ravena, onde conheceu a mãe de Baracca, a Condessa Palina. Ela pediu que ele usasse o desenho do cavalo em seus carros, pois isso lhe daria boa sorte. Ele manteve o cavalo negro como estava nos aviões, mas acrescentou um fundo amarelo, em homenagem a sua terra natal, Modena. As letras S e F que compõem o símbolo são de Scuderia Ferrari, o nome inicial da fabricante.

Você conhecia essa história? Conta pra nós!