A lenda do Uirapuru é mais conhecida no norte do país. O Uirapuru é um pássaro especial, pois acredita-se que ele é mágico e traz muita sorte.

A lenda do Uirapuru

A história conta que um jovem índio guerreiro chamado Quaraçá vivia na floresta com sua tribo era conhecido por tocar lindamente sua flauta de bambu. O som era tão bonito que fazia todos os animais da floresta ficarem em silêncio para o escutar. Um dia ele se apaixonou pela esposa do grande cacique. Por ser um amor proibido, ele sequer poderia se aproximar da amada. A tristeza tomou conta do jovem, que passou a sofrer pela amada. De tão triste, parou de tocar sua flauta.

Um dia, cansado de sofrer, resolveu pedir ajuda a Tupã. Pediu que ele o transformasse em um pássaro, pois assim poderia se aproximar da amada. Tupã ficou sensibilizado com tamanho sofrimento do jovem, assim atendeu seu pedido. O transformou em um lindo pássaro colorido, de belíssimo canto e lhe deu o nome de Uirapuru.

uirapuru tri curioso

Leia também: Você conhece a lenda do Japim?

Naquele mesmo dia o Uirapuru voou pela floresta e cantou para a tribo. Passou a fazer isso todos os dias, encantando todos com seu lindo canto. Sempre que avistava sua amada, pousava perto dela e cantava as mais belas melodias. A índia ficava enebriada por tão belo canto daquele pássaro tão pequeno e lindo.

Um dia o grande cacique também escutou o pássaro e ficou encantado com seu canto. Tão encantado que queria que ele ficasse ali, sempre. Então decidiu capturá-lo, para que pudesse ouvir o lindo canto sempre que tivesse vontade. O cacique entrou na floresta e se perdeu. Nunca mais foi encontrado. A história conta que foi castigo do Curupira, pois o cacique quis prender o pássaro e o Curupira não admite que os animais sejam maltratados.

o uirapuru tri curioso

A esposa do cacique ficou sozinha, mas todo dia o Uirapuru aparece com seu canto para consolá-la. Diz que ele canta seu canto mais triste para chamar atenção da índia e ela descobrir que ele era o jovem guerreiro e isso quebraria o encanto. Mas ela nunca descobriu e o Uirapuru segue cantando nas matas até hoje.

Você conhecia essa lenda? Conta pra nós!