Lembro muito bem dos tempos em que tínhamos que cuidar muito da forma como carregávamos nossos celular e aparelhos eletrônicos para que eles não viciassem.  Porém, será que isso acontecem com a bateria de lítio moderna? É o que vamos descobrir!

Pois bem, antigamente as baterias eram feitas de níquel Cadmo e dizem os pesquisadores que ela tinha algo chamado memória. Logo, se você a carregasse antes de descarregar completamente, era possível que ela fosse ficando viciada com o tempo. Ao menos, é o que nos era ensinado. Hoje em dia as baterias são todas de ion de lítio e elas trabalham com vidas. Quando sai da fábrica, cada bateria tem um número X de vidas que vão se perdendo todas as vezes que ela é utilizada 100%. Como assim? Se um dia você deixou seu celular ‘morrer’, perdeu uma vida. Se no dia seguinte você deixou ele chegar em 50% e o pôs para carregar e fez o mesmo no dia seguinte, perdeu outra vida (já que o uso de 50% de um dia + 50% do dia seguinte totaliza os 100%).

Uma informação interessante é que ao receber o aparelho, é comum que desejemos carrega-lo primeiro antes de usar para não estragar a bateria. Porém, isso é um mito e não vai influenciar em nada o desempenho. Você sabia que se utilizar toda a sua bateria de lítio, ela nunca mais irá ligar? Por isso os aparelhos já vem programados para guardar 5% da carga além da carga de 100% que você vê, evitando que você corra este risco. Já que estamos nessa, vamos sanar mais algumas dúvidas?

bateria de litio vicia tricurioso

Posso deixar meus aparelhos carregando por um longo período?

Então, depende. Se você tiver o carregador original e sem defeito algum no fio ou no plug é tranquilo já que eles costumam cortar a energia assim que chegam a 100% para evitar o superaquecimento. Agora, se você estiver utilizando um carregador não original, é bom tomar cuidado já que caso haja quaisquer falhas, o aparelho pode superaquecer e até mesmo ser queimado pela temperatura com risco de explosão.

Posso usar o aparelho eletrônico enquanto ele carrega?

Não é um hábito muito saudável pois também pode promover o superaquecimento e diminuir a performance da sua bateria, isso além de causar danos em outros componentes em função da temperatura. É sempre bom deixar o celular lá, quietinho enquanto carrega, para não haver maiores problemas.

Gostou das informações? Comente!