Ao longo da história, os humanos sempre tentaram usar as forças naturais da Terra como um meio de realizar tarefas além de suas capacidades limitadas. Ainda hoje, os cientistas procuram constantemente novas formas de aproveitar as forças da Terra para produzir energia através de recursos renováveis. Hoje, nós vamos explorar o funcionamento de uma invenção bastante antiga que usa o poder da água corrente como a principal força para a realização de uma variedade de tarefas: a roda d’água.

A roda d’água é uma máquina que converte a força do fluxo ou da queda de água em energia que pode ser usada para outras tarefas. Se você já viu rodas d’água por aí, já deve saber que elas são basicamente rodas grandes feitas de madeira ou metal que contam com muitas lâminas ao longo da sua borda externa para capturar a água em movimento. As rodas d’água são geralmente posicionadas verticalmente (para cima e para baixo), de modo que seu movimento gira um eixo posicionado horizontalmente (de um lado para o outro). Então, o eixo transfere sua energia para uma correia de transmissão ou para um sistema de engrenagens que operam um mecanismo para realizar um determinado tipo de trabalho.

para que serve uma roda dagua 1

Historiadores acreditam que as rodas d’água foram desenvolvidas pelos antigos gregos há mais de 3.000 anos, tendo servido a muitos usos diversos durante esse período. Algumas rodas d’água eram construídas ao lado de moinhos para ajudar a moer a farinha, enquanto outras eram construídas perto de fábricas de papel para ajudar a moer madeira em celulose. As rodas d’água também eram usadas para realizar outras finalidades, incluindo o fornecimento de energia para o martelamento de ferro, britagem de minério e preparação de fibras para fazer tecido.

Vale destacar que as rodas d’água requerem uma fonte de fluxo ou queda de água. Essas fontes podem incluir riachos ou pequenos rios. Ocasionalmente, lagoas especiais também podem ser construídas apenas para desempenhar essa função. Hoje, as rodas d’água não são usadas com muita frequência, mas o seu princípio de funcionamento ainda é levado em conta em muitas operações. As usinas hidrelétricas modernas, por exemplo, ainda usam a energia do fluxo de água para gerar energia elétrica com a ajuda de máquinas modernas chamadas turbinas.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!