Não existe coisa mais emocionante na vida do que ouvir a batida do martelo de um juiz que em seguida explana: “Silêncio no Tribunal!” Confesso que gostaria de ter este cargo apenas para poder utilizar este incrível objeto. Mas afinal, por que o juiz usa martelo?

Então, como quase tudo, é claro que os historiadores não entraram num consenso sobre a origem do dito martelo. Alguns afirmam que vem devido ao deus grego Hefesto que era o ferreiro dos Deuses. Outros já dizem que o símbolo é utilizado em referência ao martelo de Thor. O que realmente é fato é que o objeto já é utilizado desde a Idade Média onde os tribunais ingleses o adotaram. Foi a partir deste que os tribunais dos EUA se basearam para trazer para suas sessões o martelo para pedir ordem ou ainda anunciar o veredicto.

como surgiu martelo justica tricurioso

Aqui em nosso país, temos poucas audiências com a presença de jurados e em um tribunal. Estes só ocorrem em crimes dolosos contra a vida como, por exemplo, homicídios ou auxílio ou indução ao suicídio. Os demais em geral são resolvidos em primeira instância em salas de audiência onde o juiz utiliza uma campainha ao invés do martelo.

Curioso, não é mesmo? Comente!