Há alguns dias falamos sobre quem foi a Princesa Isabel do Brasil e hoje chegou a hora de falar um pouco sobre seu lendário pai, Dom Pedro II do Brasil. Vamos lá?

Pois bem, Dom Pedro II nasceu no Rio de Janeiro no dia 2 de dezembro de 1825 sob o nome de Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon. Um pouquinho grande, não é não? Por ser filho do então imperador Dom Pedro I, Dom Pedro II já deve ser chamado de ‘Dom’ desde o nascimento. Sua mãe era Maria Leopoldina da Áustria, filha de Francisco II, e uma curiosidade interessante é que por parte de mãe, Pedro era sobrinho de Napoleão Bonaparte e primo de Francisco José I, imperador da Áustria, e Maximiliano do México.

Ele era o filho mais novo da família e, claramente, um membro da chamada Casa de Brangança. Seu pai abticou do trono e voltou para a Europa quando o pequeno tinha apenas 5 anos, assim tornando ele nesta época Imperador do Brasil. Pedro II passou toda a infância e adolescência sendo ensinado e preparado a imperar o país, dizem que participou de muitas intrigas no palácio e também disputas políticas que acabaram por formar seu caráter. Quando herdou o império do Brasil, tudo estava prestes a se desintegrar. Foi ele o responsável pela consolidação da unificação do Brasil, ele também venceu em três conflitos internacionais – a Guerra do Prata, Guerra do Uruguai e Guerra do Paraguai – e também foi vitorioso em disputas internacionais e tensões dentro do próprio país.

quem foi dom pedro ii do brasil tricurioso 1

Tumba de Dom Pedro II e sua esposa Teresa Cristina no Mausoléu Imperial, dentro da Catedral de Petrópolis

Dom Pedro II também era conhecido por ser extremamente erudito, sendo um grande patrocinador da cultura, conhecimento e ciências. Fez amizade e ganhou o respeito e admiração de grandes estudiosos como Graham Bell, Charles Darwin, Victor Hugo e Friedrich Nietzsche, era amigo próximo de Richard Wagner, Louis Pasteur, Jean-Martin Charcot, Henry Wadsworth Longfellow e diversos outros. Em 15 de novembro de 1889 através de um golpe de Estado, o Império do Brasil foi dissolvido e Pedro II ordenou que não houvessem quaisquer medidas para impedir sua deposição e também não apoiou medidas para restaurar a monarquia. Em seus últimos dois anos de vida, foi viver em exílio na Europa. Décadas após sua morte, seus restos mortais foram trazidos para o Brasil e ele foi homenageado como herói nacional.

Gostou de conhecer este grande nome da história do Brasil? Comente!