Curiosidades

Qual a maior palavra da língua portuguesa?

A língua portuguesa é uma língua românica flexiva e se originou por meio do galego-português que era falado tanto no Reino da Galiza quanto no Norte de Portugal. Atualmente o português é o idioma oficial de 9 países, além disso é falado em 1 entidade independente e em várias organizações internacionais. Estima-se que a língua portuguesa possua mais de 435.000 palavras catalogadas, mas você sabe qual delas é a maior? É o que vamos descobrir hoje!

Com exatas 46 letras e registrada oficialmente em 2001 no dicionário Houaiss, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é a maior palavra que podemos encontrar no português, mas ela está muito longe de ser uma das maiores do mundo, isso porque a língua portuguesa é flexiva, ou seja, ela tyende a expressar relações gramaticais por meios afixos. Existem palavras no mundo que são impossíveis de ser dicionarizadas, como é o caso da maior proteína do mundo que ficou conhecida como “titina” porém seu nome verdadeiro possui 189.819 letras e para falar ela completa são necessárias mais de 3 horas.

Voltando para a nossa palavra da língua portuguesa, o significado dela é bastante simples, ela é usada para descrever  uma pessoa que possui uma doença pulmonar causada pela inalação de cinzas vulcânicas. O nome cientifico para a doença é silicose, bem mais prático de ser falado, não é mesmo? Antes dessa ser a maior palavra da nossa língua, o título era de “anticonstitucionalissimamente” que possui 29 letras, que descreve algo feito contra a constituição, a vice-liderança ficava com “oftalmotorrinolaringologista” com 28 letras, que se refere aos especialistas da área de doenças nos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

A BBC Brasil em Londres realizou em abril de 2018 um teste pra saber quanto tempo seria necessário para que uma pessoa acertasse falar “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” de uma vez. Quem participou levou cerca de 5 minutos para pronunciar a palavra corretamente, você conseguiria passar nesse teste?

Gostou do assunto de hoje? Comenta e compartilha esse post!

Você também pode gostar de