O brownie é uma sobremesa muito popular na culinária dos Estados Unidos, sendo basicamente um bolo de chocolate de consistência mais molhada e cremosa que é geralmente partido em pequenos pedaços quadrados. Além do seu sabor delicioso, o brownie também ganhou uma enorme popularidade por ser tradicionalmente feito com apenas cinco ingredientes: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. Mas afinal, quem teria sido o responsável por inventar essa sobremesa de dar água na boca?

Descobrir as origens de pratos culinários pode ser algo bastante complicado e o brownie não é exceção. Algumas lendas afirmam que um chef estava fazendo um bolo, mas não tinha farinha suficiente, o que resultou no brownie. Outras histórias ainda dizem que uma dona de casa em Bangor, no estado americano do Maine, esqueceu de adicionar fermento ao seu bolo de chocolate e “a magia aconteceu”. No entanto, as evidências mais confiáveis apontam para os chefs do Palmer House Hotel de Chicago, que criaram a saborosa sobremesa de chocolate para a Exposição Mundial Colombiana de 1893.

quem inventou o brownie 1

Nessa época, Bertha Palmer, a esposa do dono do hotel, era presidente do conselho responsável pela exposição. Quando os organizadores do evento pediram que ela criasse uma sobremesa feita especialmente para o almoço no pavilhão das mulheres, Bertha foi até os confeiteiros do hotel e deu-lhes a tarefa de criar uma sobremesa mais fácil de comer do que um pedaço de torta e menor que um bolo de camada que pudesse ser facilmente servido após o almoço. O resultado foi um brownie feito com o dobro da quantidade de chocolate usada nos bolos de chocolate tradicionais, além da inclusão de nozes e uma cobertura de damasco.

No entanto, não há nenhuma evidência de que a sobremesa do Palmer House Hotel tenha sido chamada de brownie desde a sua criação. Na verdade, ninguém sabe com exatidão como a receita passou a ser chamada assim. Alguns acreditam que a receita recebeu esse nome em homenagem aos tradicionais personagens míticos popularizados pelo livro The Brownies: Their Book, de Palmer Cox, que foi publicado em 1887. Mas como não há prova disso, provavelmente nunca saberemos com exatidão.

E você, gosta de brownies? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!