O que você precisa fazer para sobreviver todos os dias aqui na Terra? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente comer e beber serão as duas primeiras coisas que virão à sua mente. No entanto, existe uma outra coisa importante que precisamos fazer constantemente para continuar vivendo: respirar. De fato, até podemos passar alguns dias sem água e algumas semanas sem comida, mas não podemos ficar minutos sem respirar. Mas afinal, por que isso acontece?

A importância da respiração está ligada diretamente à um elemento específico que nosso corpo precisa constantemente: oxigênio. Quando você inala o ar, um grande músculo chamado “diafragma” se flexiona para baixo para ajudar a sugar o ar para os pulmões. Seus pulmões são um dos maiores órgãos do seu corpo. Eles trabalham em conjunto com o resto do seu sistema respiratório para manter as células do seu corpo supridas com todo o oxigênio necessário. Ao inspirar o ar, ele viaja através de grandes tubos nos pulmões chamados brônquios, que se ramificam em muitos outros tubos menores chamados bronquíolos. No final de cada bronquíolo existem aglomerados de sacos de ar extremamente pequenos chamados alvéolos, que são tão pequenos que existem cerca de 600 milhões deles em seus pulmões!

afinal por que precisamos respirar para viver 1

Os alvéolos em seus pulmões são cobertos com minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares, sendo que o oxigênio do ar que você respira passa para o sangue através dos capilares. Dos capilares, o sangue oxigenado viaja para o coração, onde é bombeado para o resto das células do seu corpo. Todo esse processo ocorre pelo simples fato de que as suas células precisam de oxigênio para converter os nutrientes que você come em energia para o seu corpo.

No entanto, durante esse processo de produção de energia, alguns produtos residuais são fabricados, sendo um gás chamado “dióxido de carbono” um dos principais. É por isso que precisamos expirá-lo. A respiração não apenas fornece ao seu corpo o oxigênio necessário, mas também o livra de resíduos como o dióxido de carbono. Para se livrar desse gás, o seu sangue o entrega aos capilares que rodeiam seus alvéolos. Nos alvéolos, o dióxido de carbono se move para os pulmões, de onde sai do corpo quando você expira. A expiração ocorre quando o diafragma é flexionado para cima com o objetivo de empurrar o ar para fora de seus pulmões.

Respirar é algo muito mais complexo do que parece, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!