Todos os anos passamos pela premiação do Oscar e arrisco dizer que é muito raro ver algum ator brasileiro participando do evento… Isso me fez pensar, será que algum ator brasileiro já ganhou o Oscar? Vamos descobrir!

Pois bem, meu amigo e minha amiga, tenho que dizer que infelizmente nunca tivemos esta honra. O mais perto que chegamos da premiação foi no ano de 1986 quando ator Wiliam Hurt levou o prêmio de Melhor Ator pelo filme O Beijo da Mulher-Aranha que é uma co-produção Brasil/Estados Unidos. Este mesmo filme também foi indicado ao prêmio de Melhor Diretor para Hector Babenco (que possui nacionalidade brasileira) e Melhor Filme para David Weisman neste ano, porém estes não levaram a estatueta para casa.

fernanda montenegro oscar tricurioso

Então, em 1999 tivemos a honra de ver Fernanda Montenegro indicada ao Oscar de Melhor Atriz, sendo a primeira latino-americana a chegar lá! Isso ocorreu em função do filme Central do Brasil, uma coprodução Brasil/França que também foi indicada a Melhor Filme Estrangeiro com Walter Salles o representando. Neste ano, Fernanda Montenegro concorreu com Cate Blanchett por seu papel como Rainha Isabel I da Inglaterra no filme Elizabeth, Meryl Streep por seu papel como Kate Gulden em Um Amor Verdadeiro, Emily Watson por seu papel como Jacqueline du Pré em Hilary e Jackie e por último, com a vencedora Gwyneth Paltrow por seu papel como Viola de Lesseps/Thomas Kent em Shakespeare Apaixonado.

Recentemente, nosso último pezinho é no Oscar de Melhor Ator foi com Timothée Chalamet que concorreu pelo filme Me Chame Pelo Seu Nome que é uma coprodução Brasil/EUA/França/Itália. Este filme também foi indicado a categoria de Melhor Filme, Melhor Canção Original e Melhor Roteiro Adaptado, sendo esta última vencida por James Ivory. Mas brasileira mesmo no Oscar por esta renomada categoria apenas a MARAVILHOSA Fernanda Montenegro.

Sensacional, não é mesmo? Pena que ela não tenha vencido… Comente!