Quando se fala em floresta, muita gente logo pensa em uma área com uma grande densidade de árvores. No entanto, existem vários tipos de florestas, sendo que cada uma é classificada de acordo com as suas características. Hoje vamos conhecer um pouco das chamadas “matas de galeria”, que por sua vez desempenham um papel crucial na manutenção da biodiversidade de várias regiões.

As matas de galeria são florestas formadas ao longo das margens de um rio ou terras úmidas que fluem em um campo aberto, como campos ou savanas. Uma mata de galeria também pode ser referida como floresta de galeria, floresta ribeirinha, floresta de orla ou mata ciliar. O fato dessas florestas existirem em regiões que em tese não suportariam árvores sempre intrigou muitos pesquisadores, mas vários fatores tornaram possível o surgimento dessas florestas. Por exemplo, as matas de galeria crescem em solos aluviais que apresentam uma melhor drenagem e uma maior fertilidade se comparados aos solos de outras regiões.

o que sao matas de galeria 1

As matas de galeria são um aspecto importante das ecorregiões, pois aumentam a biodiversidade de um bioma. Na região do Cerrado, por exemplo, as matas de galeria funcionam como um habitat secundário para várias espécies de mamíferos. As florestas de galeria também servem como um corredor de dispersão para espécies da fauna, o que permite que os animais se movam livremente em uma paisagem dominada majoritariamente pelo homem. Em algumas regiões, as espécies também usam essas matas não apenas para a sua movimentação, mas também para forrageamento e reprodução. Por conta disso, as matas de galeria necessitam de um alto valor de conservação.

Infelizmente, muitas dessas florestas estão encolhendo em várias partes do mundo. Esta situação foi desencadeada por vários fatores, especialmente atividades humanas tais como a construção de barragens e represas que acabaram causando inundações e consequentemente interferiram com o fluxo natural de água nesses locais. Algumas matas de galeria também sofreram destruição por conta de incêndios e outros fatores como pastoreio de gado, desmatamento e mudanças climáticas.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!