Lá no Maranhão presenciei a maior variação de maré do Brasil que chega a incríveis 8 metros! O fenômeno é sensacional e acabei ficando curiosa… Qual seria a maior variação de maré do mundo?

Ela acontece na Baía de Fundy entre New Brunswick e Nova Escócia. Por lá foi registrada a maior vasão do mundo que alcançou incríveis 17 metros! A cada 6 horas são mais de 115 bilhões de toneladas de água que saem da baía, deixando os barcos atracados ali no chão! Essa variação absurda acontece em função do tamanho, formato e também profundidade da baía.

maior variacao mare mundo tricurioso 1

Por lá você também encontra uma belíssima formação rochosa chamada Hopewell que tem de 40 a 70 metros de altura e foram formadas justamente pela erosão das marés gigantescas. Neste local você também encontra alguns espetáculos naturais como a presença de baleias jubarte, fin ou francas.

Toda essa vasão de maré está sendo estudada para contribuir com a geração de energia do local. Cientistas estão concentrando suas energias para descobrir como utilizar toda essa movimentação de ondas para gerar e armazenar energia, o que seria incrível tendo em vista a imensa variação que acontece todos os dias.

https://www.youtube.com/watch?v=TqM697dYaB8

Gostou da curiosidade? Comente!