A AIDS é um mal do qual todos ouvimos falar desde o nascimento e que inevitavelmente nos apavora. Entretanto, você conhece a história do seu surgimento?

Tudo começou com um vírus chamado SIV que era encontrado apenas no sistema imunológico dos chipanzés e macacos-verdes africanos. O SIV não adoecia estes animais, porém era um vírus altamente mutante qu teria se transformado no HIV, vírus da AIDS. Enquanto o SIV dos macacos-verdes criou o HIV2, o SIV dos chipanzés criou o HIV1. Já a transmissão para os seres humanos divide opiniões, porém o mais provável é que o vírus tenha surgido em tribo da África central que tinham o costume de caçar e domesticar tanto chipanzés quanto macacos-verdes. Acredita-se que a primeira transmissão tenha ocorrido na década de 30 e se mantido por lá durante as décadas seguintes.

como surgiu aids tricurioso 1

Porém, durante os anos 60 e 70 começaram as guerras de independência e a entrada de outras pessoas no continente acabou começando a espalhar a doença por todo o mundo. Além disso, muitos haitianos foram levados para trabalhar no antigo Congo Belga e isso acabou aumentando os índices da doença. Entre os anos 60 e 80 muitas pessoas começaram a aparecer doentes com sintomas que ninguém sabia afirmar a causa. Além disso, muitos dos pacientes que chegavam possuíam o sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer, e pneumonia também. A doença só foi identificada em 1981 e levou dois anos para ter seu vírus isolado pela primeira vez. Já o primeiro medicamento chamado AZT só surgiu em 1987.

Curioso, não é mesmo? Comente!