Você já parou para pensar em quando chegou a Internet no Brasil? Sem ela você jamais poderia estar acessando o TriCurioso, não é mesmo? Então vamos agora mesmo descobrir esta história…

Tudo começou em 1988 quando a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) juntamente com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) tomaram a iniciativa de trazer a Internet para o nosso país. No ano seguinte o Ministério de Ciência e Tecnologia criou a Rede Nacional de Pesquisas (RNP) para iniciar e coordenar a disponibilização do serviço de Internet em todos os estados do país.

Para iniciar essa expansão foi criado um backbone que foi chamado de backbone RNP que interligaria as instituições ao sistema web. No princípio o backbone unia 11 estados através de Pontos de Presença (POP – Poing of Presence) nas capitais. Ao ligar esses pontos, começaram a ser desenvolvidos backbones regionais para interligar as instituições também de outras cidades nesses estados. Um bom exemplo foi a Academic Network at São Paulo (ANSP) e a Rede Rio no Rio de Janeiro.

Internet no Brasil

De forma comercial, a Internet começou a ser explorada no mês de dezembro de 1994 através de um projeto da Embratel que permitia o acesso a rede através de linhas discadas, evoluindo em abril de 1995 para acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1. Ao mesmo tempo surgiu através da RNP um tipo de implantação comercial através de uma série de etapas que ampliariam o backbone RNP no quesito velocidade e quantia de POP’s para assim suportar o tráfego comercial, nesse momento essa backbone passou a se chamar Internet/BR.

Em dezembro deste mesmo ano foi concluída a operação, faltando apenas criar os POP’s em mais estados. Além deste fato, algumas empresas grandes como IBM, UNISYS e Banco Rural anunciaram em 1996 que inaugurariam backbones próprios.

Você já tinha imaginado todos esses detalhes sobre a origem da Internet no Brasil? Comente!