A justiça é representada geralmente por uma balança ou uma deusa com os olhos vendados. Mas existem outros além deles. Desde os primórdios a humanidade usa símbolos para se expressar. Vamos conhecer o significado destes e alguns novos?

A balança

Símbolo bem comum quando se fala em direito e justiça, a balança serve para representar a equidade. Representa a medida, o equilíbrio. A balança tem significado em várias culturas e histórias mitológicas. Como o julgamento dos mortos dos antigos egípcios, onde o deus Osíris, perante Maat, deusa da justiça, pesa o coração do morto e decide seu destino.

balança tri curioso

Leia também: 5 direitos que você tem e não sabe

A espada

A espada simboliza poder. Ela representa tanto o poder da destruição – se posicionando contra a injustiça e a ignorância – quanto o da construção – mantendo a paz e a justiça. Quando associada a Têmis, a deusa grega da Justiça, simboliza a separação entre o bem e o mal, sendo misericordiosa com o primeiro e punindo o segundo.

A Deusa Têmis

Um dos símbolos mais famosos da justiça, Têmis é a deusa grega da justiça. Ela é retratada com uma venda, para simbolizar a imparcialidade da justiça e a objetividade nas decisões. Carrega consigo a espada e a balança, a primeira para representar a força e potência de suas decisões, enquanto a segunda expressa o equilíbrio no julgamento das causas.

O martelo

É um símbolo muito conhecido do direito e da justiça. Ele representa o sinal de alerta, respeito e impõem ordem para o silêncio.

habeas corpus tri curioso 1 1

A Beca

Aposto que você já se perguntou por que as pessoas ligadas à justiça se vestem com uma beca. Ela representa a tradição e o prestígio da profissão. Ela desperta o respeito solene pelo povo, e lembra os profissionais que a usam de seu juramento e do compromisso que assumiram com a justiça. Tem origem nos trajes sacerdotais da Roma Antiga.

Você conhecia esses significados? Conta pra nós!