Não é raro irmos ao médico e sairmos de lá com receita para um antibiótico, lembro que quando criança minha mãe já sabia até mesmo qual remédio eu receberia, porém precisava da prescrição médica para compra-lo. Mas afinal, o que é um antibiótico?

A paralvra antibiotico deria do grego ‘anti’ + ‘biotikos’ que significa contra um ser vivo. Medicamentos antibióticos são aqueles que combatem uma infecção que é causada por um microorganismo, vale ressaltar que este tipo de medicamento não destrói vírus. Em geral, esses remédios atingem principalmente as bactérias, porém podem também acabar com protozoários, fungos e helmintos. Além disso, seu efeito pode ser bactericida, matando a bactéria, ou bacteriostático, que apenas interrompe sua reprodução ou ainda inibe seu metabolismo.

É importante mencionar que mesmo não destruindo os vírus, os antibióticos são capazes de auxiliar muito quando você possui uma doença causada por vírus como a gripe, por exemplo. As primeiras substâncias antibióticas descobertas eram produzidas por fungos, a penicilina é um bom exemplo. Hoje os medicamentos são sintetizados e alterados em laboratórios farmacêuticos, assim evitando a resistência e diminuindo os efeitos colaterais.

o que e antibiotico tricurioso 1

Outro aspecto é a resistência antibiótica que consiste na capacidade dos microrganismos resistirem aos efeitos do remédio, isso ocorre quando o paciente faz uso inadequado dos antibióticos e torna assim os agentes antimicrobianos menos eficazes. Quanto mais você utiliza o medicamento, maior a chance do seu organismo desenvolver a resistência, por isso é de suma importância que você mantenha o acompanhamento com um mesmo médico, assim ele saberá o quanto já receitou o antibiótico para manter seu corpo saudável.

Curioso, não é mesmo? Comente!