Como contamos anteriormente, em 1989 foi lançada a Rede Nacional de Pesquisa, um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia cujo objetivo era desenvolver uma infraestrutura de redes eletrônicas que esria distribuida por todo o Brasil, assim ligando os centros universitários. Um ano antes, em 1988, foram iniciados os primeiros testes com o Alternex, o primeiro provedor de acesso brasileiro à internet para pessoas físicas.

No princípio apenas os membros do Ibase e seus associados tinham autorização para utilizar o Alternex, porém isso mudou em 1992 quando foi aberto ao público. O Ibase foi um dos pioneiros quando o assunto era uso de computadores em rede no Brasil, o que era contraditório já que o projeto era fruto da ditadura militar que quando exilava milhares de brasileiros, permitia que algumas pessoas como o coordenador técnico do AlterNex Carlos Afonso e o Coordenador do Ibase Hebert de Souza observassem o crescimento das redes de informações no Canadá para então implantar por aqui assim que pudessem.

primeiro provedor internet brasil tricurioso

Tudo isso permitiu que o Brasil fosse um dos primeiros membros na chamada Associação para o Progresso das Comunicações (APC). Não demorou para que as rede se unissem para promover o acesso a correio eletrônico, conferências eletrônicas, acesso a base de dados de informação e outros serviços. Inclusive, o Alternet foi um dos primeiros e foi até mesmo um dos fundadores da APC.

Interessante, não é mesmo? Comente!