Todos ouvimos essa palavra pelo menos uma vez na vida, seja quando sua mãe manda você não gritar pois assim irá explodir os tímpanos dela ou na escola mesmo. Mas afinal, o que é isso?

O tímpano, também chamado de membrana timpânica, é uma membrana que possui formato de um fino cone que serve para separar o ouvido externo do ouvido médio. Ela existe tanto em nós, humanos, quanto em outros tetrápodes e sua função é transmitir as ondas sonoras transmitidas pelo ar para os ossículos no ouvido médio que as transmitem a uma janela oval da cóclea que possui muitos fluidos. Então, é feita uma análise que converte e amplifica essas vibrações no ar à vibração no líquido. É o osso martelo o responsável por preencher o espaço entre o tímpano e os outros ossículos.

o que e timpano tricurioso 1

O tímpano é dividido em duas regiões, a primeira é a paridade flácida que fica na região superior e a segunda é a paridade tensa. A primeira possui duas camadas bastante frágeis e podem causar problemas como disfunção da trompa de Eustáquio ou ainda colesteatomas. Já a paridade tensa é formada por pele, tecido fibroso e mucosa, é uma região bastante robusta e é ela que acaba perfurada em acidentes. Essa perfuração pode levar a perda auditiva condutiva.

Interessante, não é mesmo? Comente!