Como bem sabemos, no Brasil temos como língua oficial o Português, porém nosso povo fala cerca de 274 idiomas indígenas diferentes, isso sem contar as línguas oficializadas nos municípios devido sua colonização. Pomerode, em Santa Catarina, tem o alóctone como língua cooficial. Porém, será que algum país no mundo bate a gente?

Sim! Seu nome é Papua-Nova Guiné, um local onde são as montanhas que fazem barreiras entre os mais diferentes grupos, assim preservando suas singularidades e variedades culturais. Por lá são falados 850 idiomas em todo o país! É também lá que encontramos a maioria dos idiomas ameaçados de extinção que se acontecesse poderia reduzir os mais de seis mil idiomas falados por nós para apenas seiscentos.

Papua foi descoberta pelos portugueses em 1511 que a chamaram de Nova Guiné, porém em 1885 seu território foi dividido: ao norte, que ficou com o nome Nova Guiné, era da Alemanha, o ocidente com a Holanda e o sul, que foi chamado de Papua, para a Grã-Bretanha que em 1902 entregou a administração para a Austrália que já era independente. Quando a Alemanha perdeu a Primeira Guerra Mundial, perdeu o espaço na ilha também. Entretanto, as outras duas partes só se fundiram após a Segunda Guerra Mundial e a independência só veio em 16 de setembro de 1975.

papua nova guine tricurioso

Vale ressaltar que por lá não existe nenhuma legislação que defina uma língua oficial. Entretanto, na Constituição Nacional existe que a alfabetização deve ocorrer em uma das três línguas seguintes: Hiri Motu, Tok Pisin ou Inglês. Ainda na Constituição também existe que é preciso desenvolver a habilidade de conversação nas línguas Tok Pisin, Hiri Motu ou em uma língua vernacular do país. Caso estrangeiros desejem se tornar cidadãos de lá, precisarão ser fluentes em no mínimo uma das três línguas.

Incrível, não é mesmo? Comente!