Curiosidades

Você sabia que Bob Marley fez parte da Igreja Ortodoxa Etíope?

Nascido Robert Nesta Marlye em 6 de fevereiro de 1945 na vila de Nine Mile, Jamaica, Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor extremamente conhecido em todo o mundo, tendo vendido mais de 75 milhões de discos. Como bem sabemos ele sempre foi integrante do movimento rastafári, entretanto, você sabia que antes de falecer ele se converteu a Igreja Ortodoxa Etíope?

Ele nasceu como católico romano, porém em 1966 se converteu ao movimento político-religioso chamado rastafári que diz que Haile Selassie (imperador da Etiópia) seria uma representação divina na Terra. Além disso, o movimento defente que todo homem negro que vive pelo mundo deveria retornar a África. Bob Marley sempre seguiu a filosofia rastafári e expressava sua espiritualidade sempre que podia. Além disso, sempre foi um grande defensor da paz, liberdade, igualdade social e também de direitos. Era um amante universal e acreditava na irmandade de toda a humanidade, levando o movimento rastafári ao conhecimento de todo o mundo.

“Se todos nos unirmos e dermos as mãos, quem sacará as armas? — Eu só tenho uma ambição: que a humanidade viva unida. Negros, brancos, orientais, todos juntos. — Eu não estou do lado dos negros nem dos brancos. Eu estou do lado de Deus, quem me fez vir do homem branco e do negro.” disse ele.

Entretanto, o que poucos sabem é que em 4 de novembro de 1980 o cantor foi batizado na Igreja Ortodoxa Etíope pelo Abuna – arcebispo – Yesehaq. Para isso, Marley precisou convence-lo de seu cometimento à fé, o que dizem não ter sido uma tarefa muito fácil. Quando faleceu em 11 de maio de 1981 devido a complicações em sua doença, Bob Marlye teve um funeral cristão ortodoxo. Sua morte ocorreu devido a um cancro chamado melanoma lentiginoso acral que se desenvolveu na sua unha do dedão do pé que se complicou muito, espalhando-se pelo cérebro, pulmão e estômago. Foram oito meses de luta até que finalmente seu corpo não aguentou. Bob Marley deveria ter amputado o dedo assim que descobriu a doença, entretanto os rasta acreditam que o corpo é um tempo que jamais pode ser modificado, por isso não fez a operação.

Você sabia disso? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

4 horas atrás

4 curiosidades geográficas quase inacreditáveis (mas verdadeiras!)

Claro, aqui estão quatro curiosidades geográficas incríveis: 1. **A Ilha da Ascensão Move-se Lentamente:** Localizada…

1 dia atrás

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

2 dias atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

3 dias atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

3 dias atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

4 dias atrás