Curiosidades

O que é uma cidade-estado?

Quando falamos de locais, eles podem ser definidos com os mais variados termos, dependendo da sua situação. Cidade-estado pode ser uma dessas definições, ouvimos muito falar nesse termo principalmente quando lemos sobre o Vaticano, mas você sabe o que é uma cidade-estado? É o que iremos descobrir hoje aqui!

O termo “cidade-estado” consiste em um local independente que possui seu próprio governo. Na cidade-estado, leis próprias entram em vigor e embora esteja inserida dentro de outra cidade, ela não depende de forma alguma dessa cidade. Há registros de que as primeiras cidades-estados surgiram na Grécia antiga, as mais famosas desse período foram: Atenas, Esparta e Tróia. Todas as 3 cidades funcionavam dentro da Grécia, porém tinham seus próprios regimes políticos e suas próprias leis.

Na Grécia antiga, essas cidades eram chamadas de “pólis” e elas eram conhecidas por serem um centro político, cultural e econômico. Alguns anos mais tarde, as cidades-estados chegariam à península Itálica, com as repúblicas de Gênova, Pisa, Florença, Amalfi e Veneza, essa última se tornou a mais famosa de todas.  A religião, cultura e idioma são pontos fortes dessas cidades, já que nem mesmo nisso elas seguem os padrões das cidades na qual estão inseridas.

No século passado, Tânger que fica localizada no norte da África se tornou uma cidade-estado durante um curto período de tempo. A Convenção de 1923 tornou Tânger em uma “cidade internacional” que era governada por uma assembleia legislativa de 26 representantes estrangeiros vindos do Reino Unido, Espanha, Bélgica, França, Portugal, Itália, Suécia, Países Baixos e Estados Unidos. O poder executivo ficou por conta do Comitê de controle que era composto por representantes dos consulados de países signatários. Já o poder judiciário formou-se com juízes da paz vindos da Bélgica, França, Espanha e Reino Unido.

Nos dias de hoje o termo “cidade-estado” também serve para referir-se a pequenos países que são politicamente autossuficientes, como é o caso do Vaticano e de Mônaco.  Gostou de saber um pouco mais sobre cidade-estado? Compartilha e comenta esse post!

Você também pode gostar de