Alguns filmes e documentários tratam um pouco sobre a memória eidética. Porém, você sabe o que ela é?

A memória eidética, também chamada de memória fotográfica, consiste na capacidade de lembrar facilmente de coisas que você viu em um nível perfeito de detalhismo, como se fosse realmente uma fotografia em sua mente. Eidética é um termo que vem do grego ‘eidos’ que significa visto. Na ficção hoje um dos personagens mais famosos a ter memória eidética é Sheldon Cooper do seriado The Big Bang Theory, o gênio da física é capaz de se lembrar com todos os detalhes os acontecimentos de sua vida, chegando a citar até mesmo a data completa.

Entretanto, vale ressaltar que você não precisa nascer possuindo a memória eidética. Na verdade, ela pode ser desenvolvida através de treinamento e existe uma infinidade de atividades hoje desenvolvidas para este objetivo.

o que e memoria eidetica tricurioso 1

Como treinar para ter memória eidética

Este é apenas um dos exercícios disponíveis e você pode achar diversos outros na internet. Para desenvolver sua memória, pratique por 15 minutos todos os dias o seguinte exercídio, para executa-lo você precisará de um livro, uma folha de sulfite branco e um espaco tranquilo e escuro para praticar.

Para começar, pegue a folha em branco e corte um pequeno triangulo nela, no espaço deve caber pelo menos um parágrafo de uma página do livro. Então, sente-se em um quarto escuro próximo do interruptor e tranque a porta para não ser interrompido nos próximos 15 minutos. Então, cubra a página do livro deixando apenas o parágrafo selecionado pelo buraco na folha. Feche os olhos e abra, então desligue a luz e enquanto seus olhos se acostumam com a escuridão, você verá um vulto do parágrafo em função do contraste entre branco e preto.

Quando finalmente o texto estiver desaparecendo, ligue a luz por um segundo e a desligue novamente, repetindo o processo até que consiga visualizar o parágrafo na sua mente. Após algum tempo de repetição, você perceberá que lembra facilmente de todas as palavras do texto porque consegue visualizar a imagem na sua mente. Assim você calibra tanto seu cérebro quanto seus olhos para guardar detalhes do que vê e seu cérebro começará a se acostumar a fazer este tipo de registro de tudo o que você considera relevante. É claro, talvez você não se torne tão calibrado quanto Sheldon, porém certamente sua memória agradecerá!

Gostou da curiosidade? Comente!