O sonambulismo é um tipo de transtorno que ocorre durante o sono onde a pessoa pode tanto realizar apenas movimentos simples como complexos também. Neste segundo grupo se incluem pessoas que saem para andar, urinar, comer, fazer tarefas e até mesmo cometer homídio. É isso mesmo que você leu.

Existem casos de sonambulismo onde a pessoa que sofre da desordem apenas põe a si mesmo em perigo como o caso do homem que escalou uma montanha inteira enquanto dormia e no dia seguinte, apenas acordou lá no topo sem saber o que estava ocorrendo. Este caso em especial é bastante curioso porque os bombeiros com todo seu equipamento e experiência levaram horas para escalar a montanha por ser extremamente ingreme, coisa que este homem fez sozinho e de pijamas. Além disso, caso de pessoas caindo de janelas e escadas enquanto estão em estado de sonambulismo são bastante comuns.

O problema está quando a pessoa se torna violenta durante esses casos que são bastante comuns. Muitos sonâmbulos violam seus parceiros durante a noite das mais diversas formas, seja molestando ou até mesmo realizando um estupro. Além disso, já ocorreram casos de homicídio durante a noite por parte do sonâmbulo. Um dos casos mais famosos ocorreu em 1846 quando Tirell Bickford foi acusado do assassinato da prostituta Mary Ann quando estava sonâmbulo, porém seu advogado de defesa alegou que ele estava insano temporariamente, sem controle de seus atos, e foi inocentado. Entretanto, em diversos outros casos este argumento não funciona mais, sendo a pessoa culpabilizada pelo homicídio e condenada a prisão ou confinamento em instituição psiquiátrica.

sonambulos violentos tricurioso 1

Esta tendência violenta já foi muito estudada e hoje existe um certo padrão de quem é capaz de executar tal ato hediondo durante o sono. Veja a seguir:

  • Homem
  • Histórico de problemas familiares na infância;
  • Histórico de abuso sexual;
  • Escala de Hamilton maior do que 24;
  • Sonambulismo ou terror noturno herdado geneticamente;
  • Desordem nos horários de sono;
  • Abuso de substâncias ilícitas.

É claro, casos de violência como estes foram raros e são muito pouco divulgados na literatura médica, entretanto caso você sofra de sonambulismo, é importante que busque tratamento não apenas para sua própria segurança como de todos ao seu redor.

Assustador, não é mesmo? Comente!