Não sei você, porém eu tenho rinite e em épocas de mudança de temperatura eu posso dar até 11 espirros seguidos! Isso me fez pensar… O que causa um espirro, afinal?

O espirro é o ato de expulsar das vias respiratórias substâncias estranhas que possam aparecer como vírus, ácaros, poeiras, pólen e diversos outros. O nariz é o responsável por promover a limpeza do ar antes do mesmo entrar e ir para nossos pulmões, logo bactérias e partículas diversas devem ficar presas no muco para após serem digeridas pelo estômago (eca). A maioria dos invasores são neutralizadas pelo corpo desta forma, porém algumas acabam entrando e irritando o nariz ou a garganta, assim provocando o irritante espirro. Atchim!

O espirro em si ocorre quando nervo trigêmeo – responsável pelo controle motor do nosso rosto – identifica a irritação e envia para o cérebro uma mensagem de socorro solicitando uma ação enérgica. Então, os músculos das costas e abdômen se contraem e fazem com que saia do nosso corpo uma violenta corrente de ar que pode chegar a até 160 km/h! Então, junto com o ar e o muco, o espirro libera microrganismos que podem causar doenças ou que estão simplesmente irritando nosso sistema.

o que causa espirro tricurioso

É comum que você espirre quando estiver gripado ou resfriado, quando possui alergias – pois o corpo identifica a ameaça e a joga para longe – quando está infectado com algum vírus, quando existe poeira o ácaro no ambiente, quando inalar medicamentos ou drogas, quando ar muito frio for inalado ou ainda quando sofrer traumas e lesões no nariz.

É importante ficar alerta pois o espirro pode ser um dos sintomas de alguma doença, então caso as coisas estejam anormais e você esteja espirrando demais, é importante procurar um médico para identificar a causa e logo tratar o problema, está bem?

Gostou da curiosidade? Comente!