As ricas culturas dos mais diferentes países e povos que estão presentes em nosso planeta muitas vezes podem surpreender: Você conhece os pés de Lótus?

Os pés de lótus foram uma tradição chinesa onde as mulheres jovens amarravam seus pés de forma extremamente apertada com o objetivo de modifica-los, assim fazendo-os servir e sapatos minúsculos. Acredita-se que a tradição começou através das dançarinas de classe mais abastada durante o Período das Cinco Dinastias e dos Dez Reinos na China Imperial que corresponde ao século X ou XI.

Entretanto, os pés de lótus só teriam se tornado tão populares na Dinastia Song e se espalhado dentre as mulheres das mais diversas classes sociais. Entretanto, praticar esta ação que visava a deformidade acabava sendo reservada apenas as mulheres mais ricas que não precisavam trabalhar, ou seja, utilizar seus pés durante o dia-a-dia e assim podendo mante-los amarrados. O ato se tornou um novo padrão de beleza na China e a forma de amarrar variava de região para região.

o que sao pes de lotus tricurioso 1

Em 1664 o Imperador Kangxi lutou para banir a prática, porém sem sucesso. Só no século XIX que os reformistas chineses conseguiram começar a desafiar a prática para no início do século XX ela começar a morrer. Diversas campanhas contra os pés de lótus começaram a ser feitas, isso porque amarrar os pés desta forma causava deficiências locomotivas irreversíveis. Até hoje existem mulheres com sequelas desta prática.

Bizarro, não é mesmo? Comente!