Infelizmente, ontem fomos surpreendidos com o incêndio da catedral de Notre-Dame em Paris e percebi que apesar de conhecê-la, pouco sei sobre ela. Pensando nisso hoje trouxe para vocês e para mim 7 incríveis curiosidades sobre a belíssima construção que agora, infelizmente, está destruída.

1. Este é um dos mais antigos templos de toda a França, segue estilo gótico e sua construção se iniciou em 1163 sendo concluída apenas 200 anos depois.

2. É possível dizer que é uma construção gótica em função de seus gigantes arcos no edifício central. Acima deles era possível encontrar um telhado feito com 1300 peças de madeira de castanheiro, o que equivaleria a 24 hectares de floresta. Ainda não foi divulgado qual foi a dimensão da destruição do incêndio, porém se sabe que ocorreu em uma obra no telhado.

curiosidades catedral notre dame tricurioso 1

Destruição da Catedral por dentro

3. Foi na Catedral de Notre-Dame que Joana d’Arc foi beatificada, caso você não saiba Joana d’Arc é um dos nomes mais importantes da Guerra dos Cem Anos que ocorreu na França.

4. O maior sino da catedral se chama Emanuel, ele pesa 13 toneladas e foi restaurado ainda no século XVII.

5. Lembra-se do Corcunda de Notre-Dame? Então, como diz o nome, toda a obra tem como cenário a Catedral. Além disso, o autor francês Victor Hugo, criador da história, se inspirou em um dos escultores que trabalhou na catedral, o rapaz era corcunda também e fez parte da restauração do local em 1820.

curiosidades catedral notre dame tricurioso 2

6. Napoleão Bonaparte foi coroado Imperador da França em Notre-Dame no ano de 1804, dizem que o imperador se auto-coroou na cerimônia ao tomar a coroa das mãos do Papa, demonstrando que sob seu governo o estado não seria submisso à Igreja.

7. A catedral guarda em suas paredes grandes relíquias histórias que vão de manuscritos a objetos, lá também fica o que a Igreja Católica afirma ser a coroa de espinhos de Jesus Cristo, um pedaço da cruz de sua crucificação também está lá.

No momento, só nos resta torcer para que a Catedral não tenha sido muito destruída e que consiga se reerguer para que não percamos esta joia da história mundial.