Se você participou de alguma aula de educação sexual certamente já ouviu falar de clamídia, porém você sabe exatamente o que é esta doença?

A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível que atinge os órgãos genitais, garganta e olhos, costuma ser uma doença silenciosa que atinge tanto homens quanto mulheres com vida sexual ativa. Ela é causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis e é transmitida por todos os tipos de contato sexual, também pode passar da mãe para o filho durante a gestação. O principal fator de risco é praticar relações sexuais sem proteção.

Sintomas

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas em geral de uma a três semanas após a exposição à bactéria as mulheres sentirão sangramento espontâneo, dor ao urinar e durante as relações sexuais e corrimento claro ou amarelado. Já os homens sentirão também ardência ao urinar, terão corrimento uretral com pus e dor nos testículos. Vale ressaltar que um a cada quatro homens com clamídia não sentem sintomas enquanto apenas 30% das mulheres apresentam os sintomas.

o que e clamidia tricurioso

Tratamento

Ao procurar um médico, ele receitará o antibiótico adequado para o seu tipo de bactéria, também é importante que você informe todos os seus parceiros sexuais para que eles se submetam ao exame e possam fazer o tratamento. Entretanto, tratar não lhe da imunidade para contraí-la novamente e o único jeito de evitar o contágio é utilizando proteção.

Use proteção sempre, lembre-se que sua saúde é o bem mais precioso que possui!