A Medicina Integrativa é um conceito criado nos Estados Unidos e que tem sido muito comentado há diversos anos, porém você sabe exatamente o que é?

A Medicina Integrativa é uma prática que tem como objetivo promover aplicação coordenada de diversos métodos usuais e complementares para tratamentos, assim aplicando as mais diversas terapias complementares. A ideia é criar uma ligação entre terapeuta e paciente de forma que sua saúde e bem estar melhorem, assim incluindo no tratamento a mente, o espírito, o corpo e a continuidade onde todos estes estão inseridos. Para isso são integrados os métodos tradicionais a complementares, assim potencializando a capacidade natural de cura do paciente. Além disso, são sempre escolhidas intervenções pouco invasivas.

A ideia é manter os tratamentos convencionais e alia-los a terapias alternativas que já tiveram sua eficácia comprovada cientificamente. É preciso lembrar que a medicina é sempre baseada em evidências, logo utilizar-se da medicina integrativa não significa aceitar cegamente qualquer tratamento alternativo que surgir, são necessários estudos e comprovações antes de sua utilização.

o que e medicina integrativa tricurioso 1

A acupuntura, por exemplo, é o tipo de tratamento complementar mais utilizado na Medicina Integrativa, isto porque é um tratamento de eficácia comprovada e aplicado há mais de três mil anos, sendo criado na China. Caso você não conheça, a acupuntura funciona a partir da inserção de agulhas em pontos chave que estimulam terminações nervosas específicas que ficam na pele e tecidos subjacentes.

Esses estímulos seguem pelos nervos até o sistema nervoso central, assim liberando substâncias química (neurotransmissores) que desencadeiam uma série de benefícios que vão de analgésicos e relaxantes musculares até anti-inflamatórios, também estimula emoções, o sistema endócrino e imunológico também. Estudos recentes comprovam a ação da acupuntura no alívio de dores crônicas, auxiliando na recuperação dos pacientes e melhorando sua qualidade de vida e saúde, é claro, sempre aliado aos tratamentos convencionais.

Gostou da medicina integrativa? Comente!