Curiosidades

Como se forma a poeira?

Como se forma a poeira?

Ela está espalhada por todo canto, é por conta dela que sempre temos que viver limpando nossas casas, nosso local de trabalho, dentre tantos outros lugares, muitas pessoas tem alergia a ela, o que acaba sendo um bom motivo para detestá-la, além é claro, da sujeira que causa. A poeira é praticamente impossível de se livrar, podemos até limpar, mas depois de um tempo uma nova vai surgir, aí temos que limpar novamente. Afinal de contas, você sabe como se forma a poeira? Pode continuar aí porque vou te explicar direitinho.

Há quem goste de fazer faxina na casa e deixar tudo bem limpinho e organizadinho, eu por exemplo tenho uma coleção enorme de Hq’s e alguns bonecos colecionáveis que faço questão de limpar sempre, mas sabemos que é bem cansativo ter que limpar, não é mesmo? Muitas vezes se formam bolas de poeira, aí vemos que o caso tá bem sério e precisa de limpeza o mais rápido possível. Cientistas Americanos realizaram um estudo em 2010 e publicaram na revista Ciência e Tecnologia Ambientais da ACS revelando a origem da tão chatinha poeira ou pó doméstico.

Na pesquisa que foi comandada por David Layton e Paloma Beamer, se concluiu que a poeira é formada através da junção de pele morta que cai das pessoas, terra que são trazidas nos sapatos ou pelo vento, fibras de carpete ou móveis estofados, pelos de animais e até mesmo de fiapos de roupas, quando as partículas se unem em grande quantidade, acaba criando o que conhecemos como bola de poeira.  Os cientistas concluíram também que essa poeira que chega às nossas casas pode ser prejudicial à saúde, já que pode conter chumbo, arsênio e outras substâncias que migram para dentro do nosso lar por meio do ar ou até mesmo do solo.

Cerca de 60% da poeira é formada por partículas que vem de fora de casa e quase 60% do arsênio presente nela vem do arsênio que pode ser encontrado no ar, os outros 40% são trazidos pelas sandálias e sapatos. Já viu que é muito importante mesmo deixar a casa sempre limpa, não é? Hoje no mercado existem vários produtos que podem ajudar na hora da limpeza e para as pessoas alérgicas à poeira, já que não podemos nos livrar dela para sempre, é bom ir procurar um alergologista que fará alguns exames e depois passará o remédio antialérgico ideal.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!

Leia Também: