Curiosidades

Por que os indígenas pintam o corpo?

Por que os indígenas pintam o corpo?

Eles chegaram por aqui antes mesmo de nós, são os primeiros e verdadeiros donos dessa terra que hoje possuímos. Os índios já fizeram tanto por aqui e tiveram também contribuições bastante significativas para a sociedade tanto brasileira, quanto mundial, foi com eles que nossos antecessores aprenderam muito do que sabemos hoje em algumas áreas.

Como bem sabemos, não é só aqui no Brasil que existem índios, porém, boa parte deles que estão espalhados pelo mundo possuem os mesmos costumes e tradições. Existem muitas perguntas que cercam o povo indígena, dentre tantas, você sabe porque eles pintam seus corpos? Iremos entender agora mesmo.

Porque os indígenas pintam o corpo?

O mundo inteiro está dividido em vários povos que se subdividem em sociedades com sua própria cultura, seus próprios costumes e até mesmo, suas próprias crenças. Os índios possuem alguns costumes que chegam a encantar e até mesmo chamar atenção, existem uns que podem até mesmo intrigar, isso porque passam longe do que estamos acostumados a vivenciar no nosso dia a dia.

Além de toda a cultura, costume e crença, os indígenas carregam em seus corpos principalmente identidade. Os corpos desse povo viram uma verdadeira tela quando recebem pinturas, acredite, elas não são para enfeitar ou deixar eles mais “bonitos”, essas pinturas possuem os mais diversos significados, desde um ritual religioso, até mesmo um estado civil.

Porque os indígenas pintam o corpo?

As mulheres tem uma pintura diferenciada dos homens, em entrevista ao G1, a indígena Naiara Pataxó disse o seguinte:

Cada mulher, seja casada ou solteira, tem que usar as próprias pinturas. Todas têm que estar identificadas para quando o parente for puxar assunto, não ir falar com mulher casada.

Eles geralmente usam semente jenipapo e de urucum para fazer a tinta das pinturas. Os desenhos no copo dos índios são feitos principalmente para distinguir as tribos e as famílias. Nos dias comuns, as pinturas são bem simples, porém quando acontece algum ritual, ou até mesmo comemoração e em combates, elas são feitas de forma especiais.

Porque os indígenas pintam o corpo?

As pinturas podem variar de formato, tamanho, cor e até mesmo significados. Nos costumes mais antigos, as mulheres eram quem ficavam responsáveis por fazer pinturas, principalmente nos corpos dos maridos e filhos, e dependendo da ocasião, elas chegar a durar até 15 dias mais ou menos. Existem algumas tribos que defendem que esses desenhos podem proteger do sol, de picada de insetos e principalmente dos maus espíritos.

Esse costume é tão importante que eles se dedicam perfeitamente e fazem de tudo para que na hora em que a pintura estiver sendo feita não hajam distrações para evitar o erro, já que após a tinta secar, ela não sai com muita facilidade a curto prazo. Dependendo do evento ou ocasião em que irá participar, os indígenas podem até mesmo incluir brincos e colares na sua caracterização.

Interessante, não acha? Não esquece de comentar a matéria e compartilhar!

Leia Também: