Curiosidades

Por que se acende fogueira no São João?

Por que se acende fogueira no São João?

O São João é sem dúvida alguma uma das festas mais esperadas e comemoradas do ano aqui no Brasil, principalmente pelos católicos. Embora seja celebrado no dia 24 de junho, o mês praticamente todo é de festividades no nosso país e mais precisamente na região nordeste, onde se mantém fielmente muitas das tradições.

Uma das tradições mais populares das festas juninas é acender fogueiras e desde o início do mês de junho, muitas pessoas começam a juntar lenhas para montar sua própria fogueira, alguns até preferem comprar para poupar trabalho. Bom, sabemos que tudo nesse mundo tem um motivo para acontecer, então prepare-se, pois hoje iremos saber o porque se acende fogueiras durante o São João. Por que se acende fogueira no São João?

Idade Média

Na Europa, durante a Idade Média, os pagãos mantinham uma tradição de queima de fogueira durante o solstício de verão, isso porque acreditava-se que essas fogueiras representavam limpeza das impurezas do corpo e da alma, além disso também representava a fertilidade e a prosperidade em vários pontos da vida.

O Solstício de verão na Europa ocorre por volta do dia 21 de junho e para o povo da Idade Média, o misticismo era algo um tanto importante, a ponto de tradições serem mantidas por lá ao longo dos anos. Eles acreditavam que jogando as cargas negativas no fogo, elas queimariam e consequentemente seriam transformadas em cinzas. Nesse período, as fogueiras chegaram a ser utilizadas como pena de morte para crimes como heresia e bruxaria. Por que se acende fogueira no São João?

Cristianismo

Porém muito antes da Idade Média chegar, nascia o personagem que futuramente iria protagonizar o feriado que é comemorado no dia de hoje. Certo dia Isabel, mãe de João Batista foi visitar Maria, mãe de Jesus, caso você não saiba, elas eram primas, Isabel teria contado à Maria que muito em breve seu filho nasceria e ele se chamaria João Batista.

Maria queria ficar informada assim que João nascesse, como naquela época não possuía meios de comunicação rápidos, Isabel disse que assim que o menino nascesse, ela acenderia uma fogueira na frente da sua casa e que mandaria erguer um mastro com uma boneca sobre ele. Por que se acende fogueira no São João?

A Igreja Católica como forma de homenagear o nascimento de João Batista, começou a tradição de montar e acender uma fogueira todo o dia 24 de junho e com o passar do tempo, começou-se a acender também na véspera do dia de São João como uma forma de anunciar antecipadamente o nascimento do precursor.

Até os dias de hoje, a fogueira é uma tradição forte no São João e se tornou um dos principais símbolos da festa, existem cidades que até realizam concurso da fogueira mais bonita e até mesmo da fogueira mais alta. Essa tradição vai passando de geração em geração .

Gostou dessa matéria? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!

Leia Também: