Curiosidades

O que é Ibovespa?

O que é Ibovespa?

É bastante comum estarmos assistindo algum telejornal, ouvindo rádio ou até mesmo lendo um jornal ou revista impressa e nos depararmos com termos bem diferentes. Nos acostumamos a ouvir algumas expressões no nosso dia a dia e não sabemos ao certo o que significa, porém o conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

A Bolsa de Valores é citada diariamente, principalmente nos telejornais, sempre ouvimos dizer que o Ibovespa subiu ou caiu, mas afinal de contas, o que é Ibovespa? Se você já se fez ou ainda se faz essa pergunta, não se preocupe, pois iremos responder agora mesmo e ainda explicar a importância dele.

O que é Ibovespa?

O que é?

Antes de tudo, precisamos entender que a Bolsa de Valores é o ambiente onde pode-se comprar e vender ações, além de vários outros ativos. Como o mercado da Bolsa de Valores é bastante movimentado, é comum que existam aquelas ações que são mais buscadas e negociadas entre os investidores, é nesse momento que entra o Índice Ibovespa.

O Ibovespa, ou simplesmente Ibov, é o principal e mais importante indicador de ações no país. Ele funciona como um termômetro do mercado acionário do nosso país e mede por meio de um sistema de pontos baseado em reais, o desempenho médio de uma carteira teórica (grupo de ações) com as ações mais negociadas na Bolsa de Valores.

O que é Ibovespa?

O que faz ele cair ou subir?

A Bolsa de Valores varia bastante e o rendimento dos investimentos no Brasil que são feitos nela, é ligado à renda variável. O ambiente aqui é composto por pessoas, são elas que nós chamamos de investidores e as atitudes dessas pessoas acabam provocando mudança na Bolsa que algumas vezes são oscilações pequenas e muitas outras vezes, grandes.

Qualquer grande greve, escândalo de corrupção, eleições e até mesmo ataques terroristas, podem interferir na Bolsa e assim fazer o Ibovespa cair ou subir. Porém, nem sempre que acontecer algum desses cenários no Brasil, o Ibovespa apresentará um resultado negativo, isso vai depender muito dos investidores e de como eles estão interpretando esses fatos.

O que é Ibovespa?

Qual a importância?

Boa parte dos brasileiros se preocupam com a economia do nosso país. Analisando diariamente o gráfico Ibovespa e acompanhando a cotação, é possível vermos como anda a economia do Brasil, a saúde das empresas  e principalmente se vale ou não a pena negociar em ações em determinado momento.

Entre os meses de janeiro e abril de 2018, o Ibovespa contava com 64 ativos, entre eles PETR4 (Petrobrás)  e VALE3 (Vale). Atualmente, a carteira conta com 66 ativos. No momento em que essa matéria está sendo escrita, o Ibovespa caiu 2% e o dólar subiu 0,7%.

O que é Ibovespa?

Para quem deseja começar a investir em ações, é válido lembrar que é necessário pesquisar bastante antes, porque não é tão simples quando parece, porém depois que se consegue dominar, os acertos começarão a chegar sem dúvida alguma.

Gostou dessa matéria? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!

Leia Também: