Filmes de príncipes e princesas encantam crianças de várias gerações, porém sabemos que não é somente na ficção que eles existem, existem reinos reais espalhados pelo mundo. Embora a democracia domine boa parte do cenário político contemporâneo, com os presidentes, primeiro-ministros e parlamento, atualmente ainda existem monarquias em alguns lugares.

O Reino Unido é sem sombra de dúvida, a monarquia mais conhecida do mundo inteiro, porém existem muitas outras espalhadas por aí. Prepare-se, pois hoje iremos descobrir quantas monarquias existem atualmente no mundo e além disso conhecer também as formas na qual elas são categorizadas.

monarquias tricurioso2

O que é Monarquia?

Monarquia é um tipo de regime político onde um monarca que governa, ele pode ser um Rei, Imperador, Príncipe, Sultão, Duque, Emir ou até mesmo Papa. Esse tipo de regime não necessita de consulta aos habitantes locais para saber quem eles preferem que governe o país. O local onde o monarca vive e trabalha é chamado de corte e os cidadãos que estão sob o regime da monarquia, são chamados de súditos.

A monarquia é a mais antiga forma de governo que ainda está em vigor nos dias atuais. O monarca se mantém no cargo até o dia da sua morte ou abdicação, assim passando o trono hereditariamente na maioria das vezes. Nem todos sabem, mas desde 1800,  a ideia de monarquia começou a ser abolida em boa parte dos países, isso devido a influência trazida pela revolução francesa.

monarquias tricurioso

Quantas Monarquias existem atualmente?

Pelas contas da ONU, atualmente existem 193 países no mundo e há quem acredite que a Rainha Elizabeth II é uma das poucas monarcas que existem nos dias atuais. Mas engana-se quem pensa isso, pois ainda existem 43 territórios com monarcas e eles são divididos em 5 categorias que vamos conhecer agora.

Monarquia Absolutista Hereditária

Nessa categoria, o monarca herda o cargo e detém dos poderes supremos e exerce os papéis de primeiro-ministro, ministro da defesa, ministro da fazenda, entre outros. Atualmente a Monarquia Absolutista Hereditária pode ser encontrada na Arábia Saudita, Brunei, Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Suazilândia.

Monarquias

Monarquia Constitucional Hereditária

Aqui, a figura real está sujeita a uma constituição, ou seja, seus poderes estão mais ou menos limitados pela leis. Os países que possui Monarquia Constitucional Hereditária são: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Bahrein, Barbados, Bélgica, Belize, Butão, Canadá, Dinamarca, Espanha, Ilhas Salomão, Jamaica, Japão, Jordânia, Kuwait, Lesoto, Liechtenstein, Luxemburgo, Marrocos, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Papua Nova Guiné, Reino Unido, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suécia, Tailândia, Tonga e Tuvalu.

Monarquia Constitucional Eletiva

Nessa categoria, os monarcas são escolhidos pelos votos de alguns poucos poderosos locais. O mandato pode ter um tempo determinado ou em alguns casos, pode ser vitalício. Atualmente somente a Malásia e Camboja possuem esse tipo de monarquia e por lá quem manda mesmo é o primeiro-ministro e as duas casas legislativas.

Monarquias

Diarquia

Atualmente, somente Andorra possui diarquia como forma de governo. Nessa categoria, dois chefes de estado comandam o reino como copríncipes. Mas o poder mesmo fica com o chefe de estado e o parlamento, ambos sendo eleitos pelo povo.

Monarquia Absolutista Eletiva Não-Hereditária

O nome enorme se resume ao Vaticano, por lá o Papa é o rei que é eleito  pelo Colégio de Cardeais e possui plenos poderes.

Monarquias

Muitas pessoas consideram a monarquia uma das melhores forma de governo, mas é inegável que que ela está perdendo o espaço gradualmente para os regimes democráticos.

Leia Também: Por que o marido da rainha Elizabeth não é chamado de rei?
Leia Também: 7 coisas que você não sabia sobre a Rainha Elizabeth II

Interessante, não acha? Comenta aqui e não esquece de compartilhar!