Com cada vez mais empreendedores surgindo aqui no Brasil, é comum ouvirmos termos do meio empresarial constantemente. Mas nem todos os brasileiros estão familiarizados com a maior parte deles. Ouvimos inclusive praticamente todos os dias nos telejornais alguns desses termos, como é o caso por exemplo do royalties.

É indispensável nos mantermos sempre bem informados e atualizados do que acontece pelo mundo. Além disso é sempre bom sabermos identificar os termos que existem espalhados por aí. Pensando nisso, hoje iremos entender o que são royalties, onde se encontram e os tipos que existem.

O que são Royalties?

O que é?

A palavra royalties se origina do inglês e significa regalia ou privilégio. É basicamente uma certa quantia que é paga por alguém ao proprietário em troca do direito de usar, explorar e até mesmo comercializar algum tipo de produto. Essa forma de pagamento surgiu na época dos reinados, onde era necessário que fosse pago ao Rei um determinado valor para que as pessoas pudessem fazer o uso dos minerais.

Mesmo depois, o termo continuou sendo bastante utilizado para descrever a compensação dada ao proprietário de alguma terra ou outro produto. Atualmente é muito comum ouvirmos falar sobre royalties quando se trata da exploração petrolífera em qualquer parte do mundo.

O que são Royalties?

Quais São os Tipos?

Royalties de Franquias – Atualmente no Brasil existem inúmeras redes de franquias dos maios variados tipos e categorias. É exatamente nesse meio onde o conceito mais comum de royalties aparece. A franquia nada mais é do que uma forma em que o franqueado tem de trabalhar a partir de uma marca que já está consolidada no mercado. Isso acontece com a permissão o franqueador e a assinatura de um contrato. O valor dos royalties é uma porcentagem  do faturamento bruto obtido pela franquia mensalmente.

Royalties Musical – O mundo da música está crescendo conforme o tempo vai passando, novos cantores e compositores surgem praticamente todos os dias e existem singles que estouram da noite para o dia. No universo musical, os royalties nada mais são do que um valor pago ao autor ou compositor pelo direito de regravar, usar ou produzir a música em questão.

O que são Royalties?

Royalties de Petróleo e Pré-sal – Aqui no Brasil existe uma cobrança de royalties que é feita para concessionárias que fazem a exploração da matéria-prima que está completamente relacionada à industria petrolífera. Pela legislação do nosso país, após o valor dos royalties ser arrecadado, ele é entregue ao poder público que logo após é dividido em 40% para a União, 22,5% para os estados produtores, 30% para os municípios produtores. Os 7,5% que restam são distribuídos para os demais municípios do Brasil.

Leia Também: O que é um Investidor-anjo?

Os royalties são cobrados mensalmente ou de acordo com o número de vendas do produto que foi concedido. O valor e porcentagem dos royalties varia bastante de acordo com o contrato fechado entre a empresa e o usuário da marca ou produto que será utilizado.

Gostou do assunto de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!