Curiosidades

Como Beethoven conseguia compor estando surdo?

Como Beethoven conseguia compor estando surdo?

A música está em nosso meio há muito tempo, inúmeras já foram compostas e ganharam versões. Vários compositores fizeram sucesso ao longo do tempo e ganharam reconhecimento a nível internacional, alguns deles já morreram, mas deixaram um enorme legado no meio musical e se tornaram verdadeiras referências.

Beethoven é sem dúvida alguma um dos maiores nomes da música de todos os tempos. Mesmo tendo vivido entre os séculos XVIII e XIX, até hoje ele é lembrado e não só por quem estuda ou trabalha com música, mas sim por todos. Como bem sabemos, Beethoven ficou surdo com o tempo e ainda assim continuou compondo, mas como? É o que vamos descobrir hoje.

Como Beethoven conseguia compor sendo surdo?

Início

Ludwig van Beethoven nasceu no dia 16 de dezembro de 1770, na cidade de Bonn, no Reino da Prússia, onde atualmente é a Renânia do Norte, ele era o 2º dos 7 filhos de Maria Magdalena Keverich e Johann van Beethoven. A família de Beethoven era composta por vário artistas, pintores e escultores e foi o seu pai que o ensinou as primeiras lições musicais.

O pai de Beethoven percebeu desde muito cedo que o menino tinha talento para música, então passou a obriga-lo estudar diariamente durante várias horas. O objetivo de Johann era fazer com que Beethoven se tornasse um menino-prodígio na música e principalmente no piano. Com apenas 8 anos de idade, o pequeno Beethovem recebeu uma formação musical sistemática, conheceu grandes mestres alemães da música.

Como Beethoven conseguia compor sendo surdo?

Ascensão

Com 11 anos de idade, o menino começou suas primeiras composições e algumas canções já começaram a chamar a atenção do público que cada vez mais se impressionava com o talento, inclusive era era chamado de “o novo Mozart” pelo seu mestre, Christian Gottlob Neefe.

Aos 21 anos, Beethoven se mudou para Viena, logo ele foi aceito como aluno por Joseph Haydn, um importante compositor do período clássico. Para completar os seus estudos, Beethoven também teve aulas com Antonio Sarieli, Foerster e Albrechtsberger. Ele então se tornou um grande pianista, admirado por onde passava.

Como Beethoven conseguia compor sendo surdo?

Surdez

Bom, Beethoven não nasceu surdo, mas o que aconteceu? Quando ele tinha 26 anos, foi diagnosticado com congestão dos centros auditivos internos que foi fazendo ele ficar surdo aos poucos, isso deixou o rapaz bastante transtornado, ele inclusive entrou em uma profunda depressão, assim se isolando do mundo.

Vários especialistas foram procurados para tentar solucionar o caso, inclusive médicos da corte de Viena chegaram a ser consultados, porém nada apresentava sucesso. Aos 46 anos, o compositor estava completamente surdo, mas ainda assim ele não desistiu da sua vida e principalmente da sua carreia na música.

Como Beethoven conseguia compor sendo surdo?

Como ele conseguia compor?

A Nona Sinfonia se tornou o trabalho mais conhecido do compositor após ele ter ficado surdo. Muitos ficaram surpresos por ele continuar a compor, mesmo depois de ter perdido a capacidade de ouvir, porém Beethoven como já sabemos não nasceu surdo e ele possuía uma memória auditiva suficiente para compor em sua mente.

Há quem acredite e defenda que o compositor utilizava cálculos matemáticos para poder identificar as notas, alguns especialistas até afirmam que isso é possível, porém a versão mais bem aceita é que Beethoven utilizava mesmo sua memória auditiva.

Como Beethoven conseguia compor estando surdo?

Beethoven não conseguia captar novos sons, mas como desde pequeno ele estudava música, sabia perfeitamente como compor, então ele imaginava a música e depois passava para a partitura. Beethoven morreu no dia 26 de março de 1827, mas deixou um enorme legado para o universo musical que nunca será esquecido.

Interessante, não acha? Comenta aqui e não esquece de compartilhar esse post!

Leia Também: