Curiosidades

Por que os bancos fecham cedo?

Por que os bancos fecham cedo?

Todo mundo precisa trabalhar, isso é fato, principalmente para receber um salário que ajudará a pagar os velhos boletos, quitar débitos, planejar viagens e claro, fazer aquelas comprinhas básicas, além de tantas outras coisas. É comum encontrar pessoas que tenham o sonho em trabalhar em determinada empresa, isso por vários motivos.

Canecas para Presente

Os bancos são bem cobiçados como forma de trabalho, principalmente pelo salário que é ótimo e por conta do horário de funcionamento. Essas instituições financeiras recebem muitos clientes ao longo do dia, mas você já parou para se perguntar por qual motivo ele abre às 10:00 e fecha às 16:00? Se você já teve ou tem essa dúvida, responderemos agora mesmo.

Por que os bancos fecham cedo?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que não é porque o banco funciona de 10:00 às 16:00 que os funcionários trabalham somente entre esses horários. Na verdade, a rotina bancária vai muito mais além do que os clientes podem ver, principalmente porque o banco é muito mais do que  ponto de atendimento ao cliente.

Alguns trabalhos manuais são necessários e para isso, precisa-se que as agências bancárias abram um pouco mais tarde e fechem um pouco mais cedo. Vamos entender agora algumas das atividades realizadas divididas por horas.

Por que os bancos fecham cedo?

Canecas para Presente

  • Das 09:00 às 10:00 – 09:00 é o horário em que os bancários começam oficialmente as suas atividades, durante 1 hora, os caixas e tesoureiros contam e separam o dinheiro; abastecem os seus caixas e os caixas de atendimento eletrônico. Os caixas checam a correspondência e dão procedimento aos pagamentos e devoluções. Nesse período os gerentes compensam os cheques, além disso tanto os gerentes quanto os caixas auxiliam  os carros-fortes a tirar e colocar dinheiro no cofre.
  • Das 10:00 às 16:00 – No horário em que as agências bancárias abrem, os caixas começam a atender os clientes e registram todas as transações em seus computadores. Nesse mesmo período, os gerentes cuidam das contas e outros assuntos que não podem ser resolvidos nos caixas, como por exemplo: contratos, empréstimos, investimentos, entre tantas outras coisas;

    Por que os bancos fecham cedo?
  • Das 16:00 às 18:00 – Após o fechamento das agências, os bancários ainda ficam mais 2 horas trabalhando, é nesse período que os gerentes efetuam aberturas e encerramentos de contas, venda de produtos via telefone, finalização de contrato, investimentos e outros assuntos que estão relacionados aos clientes. Os caixas fazem a contabilidade dos seus postos, pagam DOCs, devolvem cheques, trabalham nos malotes que foram deixados por empresas, efetuam depósitos feitos em caixas eletrônicos e preparam as correspondências para enviar no fim do expediente.

Deu para perceber que a rotina de um bancário não é tão simples quanto acreditávamos que era, não é mesmo? Essa jornada de trabalho é fruto de negociações da classe bancária representada por seus sindicatos ao longo dos anos.

Por que os bancos fecham cedo?

É válido deixar claro que esse horário de funcionamento é só aqui no Brasil, em outros países vai variando de acordo com as leis, na França por exemplo, existe uma pausa entre as 12:00 e 13:30 para o almoço.

Gostou dessa matéria? Não esquece de comentar e compartilhar!

Leia Também: