Curiosidades, Saúde

Por que espirramos?

Por que espirramos?

Nós seres humanos somos uma das maiores obras de arte da natureza. O nosso corpo é incrível, ele é uma verdadeira máquina e precisa que tudo esteja funcionando perfeitamente, para que assim consigamos nos manter vivos. Não dá para negar que tudo o que existe dentro de nós, é de fato muito impressionante.

Canecas para Presente

Nosso corpo apresenta várias e várias reações ao longo da nossa vida, na maioria das vezes, essas reações são involuntárias, como é o caso do espirro, mas afinal de contas, por que espirramos? Se você já se fez essa pergunta, ponde continuar lendo, pois nós temos a resposta e iremos revelar agora mesmo.

Por que espirramos?

Desde o império romano, temos o costume de dizer “saúde” quando alguém espirra, isso porque é uma forma de expressar desejo de bem-estar para a pessoa que está espirrando. Nos tempos antigos, o espirro era considerado como sinal de alguma doença grave, mas com a evolução da medicina, descobrimos que nem sempre é assim.

Hoje sabemos que o espirro pode ser associado à gripe ou alergia, por exemplo, em ambos os casos podemos tomar medicamentos para ficar melhor o mais rápido possível. Em todos os casos, podemos consultar um médico para que ele receite o medicamento ideal, para assim não venhamos a apresentar outras reações.

Por que espirramos?

Por que espirramos?

O espirro em si é uma reação involuntária do nosso organismo, que serve para expulsar microrganismos presentes em nossas vias respiratórias, seja na boca, no nariz e até mesmo na garganta. Esses microrganismos podem ser vírus ou bactérias que podem estar relacionados a gripes e resfriados, ou partículas como as de pólen ou poeira.

Não dá para controlarmos o espirro, pois ele acontece praticamente “do nada” e não temos como prever. O espirro é extremamente importante para a nossa saúde, já que ele elimina das nossas vias aéreas os organismos que estão nos causando algum mal e principalmente desencadeando alergia, sendo assim, podemos dizer que o espirro ajuda a proteger o nosso corpo.

Por que espirramos?

Como acontece o espirro?

Quando o nervo trigêmeo identifica a presença os micro-organismos ou partículas irritantes no nosso corpo, ele manda comanda a contração de músculos das costas e do abdômen, do tórax e das costelas, de forma que faz o pulmão se encher com bastante ar, logo em seguida esse ar é expelido de uma única vez e fazemos o famoso som do “atchim”.

A velocidade com que o ar sai é tão alta que pode chegar a mais de 120 km por hora, então, dá para ver que não conseguimos resistir a esse impulso. Vale lembrar que não é nada recomendado tentar impedir o espirro, pois a pressão do ar que iria sair, acaba causando vertigem e pode até mesmo romper o tímpano.

Por que espirramos?

Há quem espirre quando olha para o sol, isso acontece porque quando a intensa luz solar bate diretamente nos nossos olhos, acaba causando uma confusão no nosso sistema nervoso, estimulando o nervo óptico que leva sinais para o cérebro. Como o nervo óptico está bem perto do nervo trigêmeo, acaba ocorrendo o estímulo errado e provoca o espirro.

Interessante, não acha? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!

Leia Também: