Curiosidades

Por que temos linhas nas palmas da mãos?

Por que temos linhas nas palmas da mãos?

Já falamos diversas vezes aqui do quanto o corpo humano é incrível e isso não conseguimos negar. Há muito tempo atrás não entendiamos absolutamente nada do que se passava no nosso corpo, mas aos poucos a medicina foi explicando.

Nossas mãos são muito importantes para o nosso corpo, afinal de contas, é com elas que conseguimos realizar vários afazeres do nosso dia a dia. Você certamente já percebeu que ambas palmas de nossas mãos possuem linhas, certo? Mas para quê exatamente servem elas? Bom, eu também tinha essa dúvida e pesquisei bastante para trazer essa resposta para vocês.

Por que temos linhas nas palmas da mãos?

Existem aquelas pessoas que defendem firmemente que as linhas que temos em nossas mãos, são na verdade marcas do nosso passado, presente e futuro. Esqueça tudo de mitologia e misticismo envolvendo essas linhas, pois a ciência tem uma explicação clara para elas.

Como surgem?

Todas as linhas das nossas mãos surgiram quando ainda éramos embriões, assim como nossas digitais, mais precisamente, aparecem na 12 semana de gestação. Talvez você não saiba, mas o embrião não possui pele, mas sim uma camada de proteção chamada ectoderma que recebe agentes químicos a todos os momentos.

Por que temos linhas nas palmas da mãos?

Alguns desses agentes são os responsáveis pela formação dessas linhas que são reproduzidas na futura pele do bebê. Vale deixar claro que a formação dessas marcas não tem impulso genético, sendo assim, elas variam de pessoa para pessoa, podem até ser semelhantes, mas nunca idênticas.

Para quê servem?

Bom, pesquisadores acreditam que elas não possuem nenhuma função biológica, porém são as responsáveis por conseguirmos segurar objetos. Essas marcas proporcionam atrito e tornam a pele das nossas mãos menos escorregadias. Assim como nossas digitais, elas também facilitam a aderência de objetos.

Por que temos linhas nas palmas da mãos?

Se não tivéssemos essas linhas, não conseguiríamos nem ao menos dobrar nossas mãos, o que dificultaria bastante alguns dos afazeres que precisamos realizar no nosso dia a dia, como pegar uma colher ou um copo, por exemplo.

Além das palmas das mãos, as linhas também estão presentes nos nossos dedos, neles a função é obviamente a mesma. Sem a presença dessas linhas, nossa pele poderia esticar sob qualquer estímulo, assim limitando os movimentos das nossas mãos.

Por que temos linhas nas palmas da mãos?

Formato

O mais comum é que as pessoas possuam 3 linhas em cada palma da mão, na maior parte das vezes elas formam um “M”, porém uma em cada 30 pessoas possuem apenas uma linha horizontal em baixo dos dedos. Os homens são mais propensos a apresentarem apenas uma única linha nas mãos.

Se você achava que essas linhas não tinham nenhuma função, agora sabe que tem, é bem interessante, não acha? Aliás, todo nosso corpo é bem interessante, tudo funciona de uma forma fantástica.

Gostou dessa matéria? Não esquece de comentar e compartilhar!

Leia Também: