Curiosidades, Saúde

Podemos consumir produtos vencidos?

Podemos consumir produtos vencidos?

A alimentação é essencial para qualquer ser humano, pesquisadores afirmam que nós conseguimos sobreviver cerca de 50 dias sem qualquer tipo de alimento, daí podemos ver tamanha importância. Os mercados sempre estão cheios de alimentos à nossa disposição, existem várias marcas e tipos para que possamos escolher qual deles iremos precisar.

Certamente você já fez uma feira ou compra normalmente, o produto acabou vencendo e você o descartou, certo? Mas você alguma vez já se perguntou se poderia consumir um produto vencido? Bom, se você assim como eu já teve ou tem essa dúvida, está na matéria certa, iremos responder agora mesmo.

Podemos consumir produtos vencidos?

Prazo de Validade

Tudo o que compramos de comida, bebida ou até mesmo remédios possui um prazo de validade, ele nada mais é do que o tempo de duração desses produtos que são denominados como perecíveis. Depois que passa o prazo de validade, consideramos que aquele produto está inadequado para venda e principalmente para consumo.

Na correria do dia a dia nem sempre prestamos atenção aos detalhes, porém especialistas sempre alertam para que verifiquemos a data de validade dos produtos antes de o comprarmos ou consumirmos, isso porque obviamente, pode acabar causando algum dano na nossa saúde, seja ele qual for.

Podemos consumir produtos vencidos?

Atenção aos Produtos

Além do prazo de validade, devemos nos atentar também ao produto em si, isso porque ele pode apresentar algumas alterações, mesmo dentro do prazo datado na embalagem. Essas alterações podem envolver principalmente cor, cheiro e textura.

  • Cor – Um ótimo exemplo que podemos usar aqui são as carnes que quando podem apodrecer mesmo dentro do prazo de validade, por conta da forma de armazenamento, dentre tantas outras coisas.  Quando a carne começa a ficar podre, ela fica com algumas alterações na sua coloração, ficando meio esverdeada;

Podemos consumir produtos vencidos?

  • Cheiro – Quando fazemos feijão em grande quantidade e o guardamos em algum recipiente, existe o risco do mesmo ficar azedo e conseguimos perceber isso pelo cheiro. Outros tipos de alimento também podem apresentar a mesma característica;
  • Textura – O creme de leite, requeijão, assim como outros produtos quando estão estragados apresentam alteração na coloração, cheiro e também na textura, eles podem ficar com o aspecto babado, granuloso ou até mesmo espesso. A diferença em muitos fica bem visível, já que deixa de ser homogênea.

Podemos consumir produtos vencidos?

Podemos consumir produtos vencidos?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, porém é um hábito que varia bastante de casa para casa, afinal de contas, cada um foi acostumado de uma forma diferente. Bom, alguns produtos podem ser consumidos mesmo depois de vencidos, porém é válido lembrar que é de extrema importância ficar bastante atento se não existem alterações na coloração, cheiro, textura e principalmente no sabor.

Massas secas, arroz, feijão, polpa de tomate, farinha, sal, açúcar, água mineral, legumes congelados, produtos enlatados, especiarias, azeite, óleo, frutos secos e milho de pipoca são alguns exemplos de produtos que podem ser consumidos cerca de um mês após ter vencido.

Podemos consumir produtos vencidos?

Já produtos como carnes, requeijão, iogurtes e leites são exemplos do que não se pode consumir de forma alguma depois que passa o prazo de validade, pois pode apresentar risco à saúde.

Gostou da matéria de hoje? Não esqueça de compartilhar e comentar esse post!

Leia Também: