Curiosidades

Chinchila: Curiosidades sobre este adorável mamífero

A chinchila é um animal adorável da família dos mamíferos roedores Chinchilidae. São nativas dos Andes da América do Sul e além de serem simplesmente lindos, estes são animais extremamente interessantes. Vamos conhecer algumas curiosidades incríveis sobre ele?

1. Nada de pulgas

Você sabia que a densidade dos pelos da chinchila é muito grande? Eles chegam a ter 20 mil pelos por centímetro quadrado! Além disso, cada fio é cerca de 30 vezes mais suave do que os de cabelo humano. Essas características permitem que uma chinchila jamais seja incomodada por pulgas já que as mesmas são asfixiadas em seu pelo e não conseguem sobreviver. Alem disso, seu pelo não pode ser molhado.

2. Energia para dar e vender

Uma chinchila possui muita, muita energia. Por isso, precisa fazer exercícios regularmente. Caso você vá cria-la como um animal doméstico, é importante mante-la solta em um bom espaço para que possa correr e explorar bastante. Elas também são muito sociáveis, por isso não devem ter uma vida solitária.

3. Triste realidade

Infelizmente, as chinchilas foram descobertas durante o século XVI e se tornaram grande alvo de caçadores devido a sua pele. Já no século XX se tornaram bastante raras e a espécie quase foi extinta. Isto só não ocorreu graças ao biólogo Mathias Chapman que levou 11 exemplares peludinhos para os Estados Unidos onde trabalhou a descendência dos casais e salvou-os da extinção.

4. Origem

As chinchilas são animais cujo habitat natural é a Cordilheira dos Andes no Chile. Seu nome significa ‘chincha pequena’ sendo que chincha seriam os próprios nativos que se utilizavam do pelo destes pequenos roedores para fabricar roupas. Há séculos era possível encontrar chinchilas em certas partes da Argentina, Bolívia, Chile e Peru também, entretanto hoje as chinchilas selvagens são raras e vivem restritas às montanhas dos Andes.

5. Alimentação interessante

Caso você deseje ter chinchilas em casa, esteja preparado para investir em uma boa e equilibrada ração desenvolvida especialmente para esta espécie de roedor. Além da ração própria você pode dar alface em cubos e rama, feno da montanha e suplementos alimentares.Elas também adoram maça e banana desidratadas e uvas passas. Elas são muito inteligentes e respondem bem a treinamentos realizados com estímulo positivo, então aposte nestas frutas para realizar este tipo de ensinamento.

6. Limpas e cheirosas

Devido a sua pelagem extremamente fina e densa, não é indicado molhar os pelos de uma chinchila. Logo, como é feita sua higiene? Existe um tipo de areia extremamente fina e especial que serve para que elas tomem banho. Isto porque na vida selvagens elas se utilizam do próprio pó da montanha para se manterem limpas. Sua pele é bastante sensível, por isso só use produtos especiais para tal fim. Lembre-se também que as chinchilas não possuem pulgas ou carrapatos já que seu denso pelo asfixia este tipo de parasita, impossibilitando que sobreviva.

7. Saúde de ferro

Este é roedor conhecido por sua boa saúde, sendo muito resistente à doenças. Porém, é importante leva-lo para consultas periódicas para garantir que tudo vá bem com sua saúde, alimentação, etc.

8. Muitos anos de companhia

A chinchila é um animal muito duradouro, podendo viver de 10 a 20 anos com muta saúde. inclusive, existem registros de chinchilas que chegaram a viver até 22 anos de idade! Já pensou em ter um companheiro por todo este tempo?

9. Dentes ferozes

Infelizmente, muitos problemas de saúde surgem na dentição deste roedor e principalmente por não haver o desgaste correto. Os dentes de chinchila crescem de 4 a 6 cm por ano e isso acontece por toda a sua vida. Por isso a importância de ter uma dieta rica em folhas para desgastar seus dentinhos, impedindo que eles sofram com a dentição muito grande que impede com que fechem a boca até ter uma lenta e dolorosa morte.

10. Lembra de Mathias Chapman, o herói das chinchilas?

Ele precisou de três longos anos para conseguir capturar suas onze chinchilas e dentre elas apenas três eram fêmeas. Foi necessária uma grande repressão contrao o governo chileno para conseguir a autorização de capturar os roedores. Entretanto, Chapman venceu! Ele inclusive levou um ano para descer finalmente da montanha com seus roedores para que as chinchilas conseguissem se acostumar com o clima de forma gradativa.

Esses animaizinhos são simplesmente sensacionais, não é mesmo? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

3 horas atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

1 dia atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

2 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

3 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

4 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

4 dias atrás