Categorias: Curiosidades

Qual a diferença entre verduras e legumes?

Não dá para negar que comer é uma das melhores coisas dessa vida, não é mesmo? Nos últimos tempos muito tem se falado sobre alimentação saudável e reeducação alimentar, além de exercícios para manter a saúde intacta, porém, como bem sabemos, nem todo mundo adere a essa forma de vida.

Alguns dos alimentos que mais dividem opiniões são sem dúvida alguma as verduras e os legumes, afinal de contas existem aqueles que amam e enchem  os seus pratos, já outros detestam (eu que o diga). Tanta as verduras quanto os legumes podem ser extraídos da natureza, mas você sabe a diferença entre eles? Bom, continue conosco pois iremos responder agora mesmo.

Verduras

No geral, verduras são folhas, flores ou até mesmo plantas comestíveis que também podem ser chamadas de hortaliças, já que são cultivadas em hortas. As verduras fazem parte de um agrupamento que possuem baixo teor calórico e de carboidratos. Esses alimentos possuem pouca durabilidade e por isso recomenda-se que somente seja cortado quando for consumi-lo.

Nutricionistas e outros especialistas apontam as verduras como uma ótima opção para compor as refeições e ainda afirmam que as suas principais propriedades podem ser encontradas no seu estado cru. Os exemplos mais conhecidos de verduras são: alface, couve, acelga, brócolis, aspargo e alcachofra.

As verduras possuem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, o consumo regular desse tipo de alimento acaba promovendo o aumento da disposição e a diminuição de riscos de doenças como por exemplo a hipertensão e a diabetes. Elas também ajudam na hidratação do corpo, já que possuem uma considerável quantidade de água, além disso, possuem boas quantidades de fibra alimentar que é fundamental para a saúde do intestino.

Legumes

Já os legumes são os vegetais que tem seus frutos desenvolvidos na parte externa ou interna da terra, nesse ultimo caso, deixando apenas uma parte da planta exposta, como as folhas por exemplo. Vários alimentos fazem parte do grupo dos legumes, porém eles possuem diferenças entre si, basta olhar para as batatas, cenouras e o milho para perceber.

Os legumes são divididos em algumas categorias, sendo elas:

  • Frutos – Vegetais que possuem sementes como é o caso da abóbora, chuchu e pepino. Diferente das frutas, eles não possuem o sabor adocicado como a manga, nem cítrico como o limão;
  • Raízes – São aqueles que crescem em baixo da terra, como é o caso da cenoura e da beterraba;
  • Tubérculos – Também se desenvolvem em baixo da terra, porém possuem caule arredondado, como é o caso da batata-inglesa;
  • Cereais – São os sementes e grãos, como é o caso do arroz, feijão e o milho;
  • Oleaginosas – Sementes que possuem muita caloria como por exemplo as nozes, amêndoas e castanha-do-pará;
  • Leguminosas – São pequenos grãos que posem ser encontrados dentro de vagens, como é o caso da ervilha, lentilha e grão de bico.

Os Nutricionistas e outros especialistas recomendam a inclusão dos legumes na dieta básica juntamente com as frutas e verduras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo médio recomendado de legumes é de 250 gramas por dia, o que relativamente é um valor baixo, porém o suficiente.

Cuidados na hora de comprar

Assim como tudo nessa vida, devemos tomar bastante cuidado na hora de escolher e comprar verduras e legumes. Sempre é bom optar por verduras e legumes frescos, sem machucados ou manchas e que possuem uma coloração viva, nesse último caso, é bom ficar sempre atento se a coloração não está fora do normal.

É recomendado que se faça compra desses alimentos pelo menos 2 vezes por semana, assim você compra uma quantidade menor em cada uma das vezes e evita que eles se estraguem rapidamente, caos isso não seja possível, vale a pena fazer um planejamento e tomar bastante cuidado no armazenamento.

Especialistas também recomendam que as verduras e legumes da estação tenham uma prioridade maior de escolha, já que possuem um sabor melhor e menos agrotóxicos.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Manoel Netto

Matérias Recentes

3 métodos infalíveis para tirar manchas de tinta das roupas

Remover manchas de tinta das roupas pode ser desafiador, mas aqui estão três métodos que…

23 horas atrás

É verdade que a gengiva dos fumantes pode escurecer?

Sim, é verdade que a gengiva dos fumantes pode escurecer. O tabagismo é conhecido por…

2 dias atrás

A história do pum de um soldado romano levou à morte de 10 mil judeus

Não há registros históricos confiáveis que corroborem a alegação de que o pum de um…

2 dias atrás

Afinal, quem inventou o café?

A história exata da invenção do café é um pouco incerta, mas acredita-se que a…

3 dias atrás

5 tecnologias que utilizam o som para resolver tarefas complexas

1. Ultrassonografia Médica: A ultrassonografia médica utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens…

3 dias atrás

4 recordes mundiais que foram negados pelo Guinness

O Guinness World Records, anteriormente conhecido como Guinness Book of Records, muitas vezes tem o…

4 dias atrás