As crianças são incríveis, elas tornam os nossos dias mais movimentados e um tanto mais divertido, afinal de contas, é isso o que elas sabem fazer de melhor. Todos nós já passamos pela infância, aquela fase em que não precisamos nos preocupar com praticamente nada e que energia e tempo era o que tínhamos de sobra.

Hoje, dia 12 de outubro, dois feriados são comemorados, um é o dia de Nossa Senhora Aparecida e o outro é o dia das crianças, por falar nisso, você sabe como esse último feriado surgiu? Provavelmente você já teve essa curiosidade, n[os temos a resposta e vamos te dizer agora mesmo.

Qual a origem do dia das crianças?

Origem no Brasil

Caso você não saiba, o dia das crianças é comemorado mundialmente, porém em cada país a data da comemoração é diferente. O dia 12 de outubro foi o dia em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas, ele então batizou informalmente como “continentes crianças” por terem sidos descobertos relativamente “tarde”.

O Deputado Federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de no nosso país ter uma data para que fosse comemorado o dia das crianças, ele logo pensou em ser no dia 12 de outubro, em memória ao dia em que Cristóvão Colombro descobriu as Américas. No dia 5 de novembro de 1924, os demais deputados aprovaram a data e ela foi oficializada pelo então Presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867.

Qual a origem do dia das crianças?

No ano de 1940, Getúlio Vargas instituiu um novo decreto que visava fixar as bases da organização da proteção à maternidade, infância e adolescência no Brasil inteiro, além disso, criava uma nova data para comemorar o dia das crianças que era o dia 25 de março. Por algum motivo que não se sabe bem, a data não saiu do papel.

Embora em 1924 o dia 12 de outubro estivesse sido oficializado como o dia das crianças, a data ainda não integrava o calendário das festas comerciais, integrando apenas em 1960, quando a Estrela (Fábrica de Brinquedos) fez uma promoção juntamente com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”, a intenção era que as vendas de ambas empresas alavancassem.

Qual a origem do dia das crianças?

Assim o dia 12 de outubro começou a gerar interesse de outras empresas que também decidiram criar a Semana da Criança, mas colocando o foco maior em um único dia (10/10). A estratégia deu muito certo, tanto que a data é comemorada até os dias de hoje.

Dia Mundial das Crianças

Como falamos no início do post, existe uma data diferente em cada país para se comemorar o dia das crianças, como por exemplo, em Portugal que é no dia 1 de junho, no Japão é em 20 de novembro e nos Estados Unidos, comemorado no primeiro domingo de junho.

Qual a origem do dia das crianças?

A Assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou em 1959 o dia 20 de novembro como o dia mundial das crianças. Essa data, segundo a ONU, serve como um lembrete na luta contra os mais diversos tipos de exploração infantil que existem ao redor do mundo. 20 de novembro acabou se tornando a celebração oficial do dia das crianças de muitos países.

Um ótimo dia das crianças para todos os nossos leitores, aproveitem bastante o dia e não esquece de compartilhar esse post!